Para sequenciar as atividades de um cronograma, a principal técnica utilizada é o método de diagrama de precedência (MDP), o qual consiste em utilizar caixas para representar as dependências de uma sequência de atividades.
Neste método, as relações lógicas entre as atividades podem ter o relacionamento de:
INÍCIO
Uma atividade só poderá iniciar se determinada condição acontecer:
📌 Predecessora ter sido concluída > Término para Início
📌 Predecessora ter sido iniciada > Início para Início
TÉRMINO
Uma atividade só poderá terminar se determinada condição acontecer:
📌 Predecessora ter sido concluída > Término para Término
📌 Predecessora ter sido iniciada > Início para Término
Veja a seguir , como utilizar cada relacionamento lógico.
FINISH-TO-START (FS) / TÉRMINO-A-INÍCIO (TI)
Trata-se de um relacionamento lógico, no qual a atividade sucessora só poderá iniciar quando a atividade predecessora tiver sido concluída.
É o relacionamento lógico mais comum.
Só poderei preparar o solo após ter removido o entulho.
START-TO-START (SS) / INÍCIO-A-INÍCIO (II)
Trata-se de um relacionamento lógico, no qual a atividade sucessora só poderá iniciar quando a atividade predecessora iniciar.
Um participante do projeto só iniciará a preparação da ata de reunião tão logo a reunião iniciar.
FINISH-TO-FINISH (FF) / TÉRMINO-A-TÉRMINO (TT)
Trata-se de um relacionamento lógico, no qual a atividade sucessora só poderá terminar quando a atividade predecessora tiver sido concluída.
A entrega das chaves de seu novo apartamento alugado só será entregue quando você iniciar o processo de assinatura do contrato.
START-TO-FINISH (SF) / INÍCIO-A-TÉRMINO (IT)
Trata-se de um relacionamento lógico, no qual a atividade sucessora só pode terminar quando a atividade predecessora inicia. Por mais estranho que pareça, neste caso a atividade predecessora acontece DEPOIS da sucessora.
É o relacionamento lógico menos comum.
Atividade de um plantonista só termina quando seu colega chega e inicia a atividade.
Devemos nos atentar ao sequenciamento lógico das atividades, pois está diretamente relacionado ao cálculo das folgas e do caminho crítico. Se o cronograma possui atividades sem ligações ou atividades ligadas incorretamente, as folgas são calculadas erroneamente, deixando os caminhos críticos inconsistentes.
Lembrando que, para um bom acompanhamento do projeto, o gestor precisa ter uma visão e o controle do seu caminho crítico, para que possa tomar decisões mais assertivas.
Saiba mais sobre o caminho crítico, acessando os post do Radar de Projetos.
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