Você precisa decidir quais os projetos devem ser priorizados para este ano? Já sabe qual método utilizará para selecioná-los? Leia este post e conheça os método de seleção utilizados no gerenciamento de projetos.
Os métodos de seleção de projetos são utilizados para avaliar os benefícios do projeto ou comparar benefícios mensuráveis entre projetos, possibilitando a seleção de um ou mais projetos dentre os possíveis. São categorizados em 2 grupos: Modelos Econômicos e Modelos de Pontuação.Veja a seguir, como um deles é utilizado.
Modelos econômicos
É um modelo que considera o custo de investimento e retorno do investimento no projeto, desconsiderando os critérios técnicos. Os modelos econômicos abrangem os métodos de:
Período de Retorno de Investimento | Payback Period
Este modelo indica o tempo necessário para recuperar o capital investido. O ponto de equilíbrio acontece quando o lucro é igual a zero. Desta forma, a receita total do projeto deve ser suficiente para cobrir os todos os custos do projeto. Este método utiliza 2 tipos de Payback:
- Payback Simples – PBS
- Payback Descontado – PBD
Valor presente líquido | VPL
Este modelo mostra o resultado das estimativas de RECEITAS – DESPESAS no valor presente. Ou seja, trata-se de trazer a valor de hoje um fluxo financeiro (entradas e saídas) futuro, a uma dada taxa de desconto.
Para análise de seleção, quanto maior o VPL, melhor é o projeto.
Taxa interna de retorno | TIR
Este modelo indica a taxa de desconto que zera um fluxo de entradas e saídas de capital.
Para análise de seleção, quanto maior o TIR, melhor é o projeto.
Modelos de pontuação
É um modelo que utiliza a somatória das pontuações relativas de cada critério de seleção de projetos para obtenção de pontuação de cada projeto.
Já os modelos de pontuação são:
Custo-benefício
Trata-se de uma análise entre a razão e benefícios dos projetos e seus custos. Sendo necessário trazer os benefícios e custos a valores presentes.
Custo da oportunidade
O custo de oportunidade de uma decisão é o valor da melhor alternativa abandonada em favor da alternativa escolhida.
Em resumo, esses modelos têm a lógica de que o valor do projeto para a organização pode ser quantificado economicamente, o que permite às empresas a tomarem certas decisões sobre avanço ou rejeição de um projeto potencial.
Dicas de preparação para o exame PMP
Se na questão estiverem citados VPL e Período de retorno do Investimento, você deve considerar o melhor projeto aquele que tiver o maior VPL.
Nos próximos posts detalharei cada método de seleção de projetos. Não perca!
Referências:
Apostila Curso Preparatório PMP® Rosbson Camargo
PMP® sem Segredos de Henrique Moura
Preparatório PMP® – Guia definitivo de Rosaldo de Jesus Nocêra 3° Edição
Deixe um comentário