Muitas organizações almejam uma certificação internacional, apesar da certificação não ser um requisito para atuação de algumas. O principal propósito de uma organização de atuar de acordo com uma norma, é melhor a eficiência e eficácia das operações e ser globalmente reconhecida.
A norma ISO 21500:2012 começou a ser desenvolvida em 2007 e finalizada em 2012. Aqui no Brasil, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é representante brasileira da ISO e publicou a norma ABNT NBR ISO 21500:2012 – Orientações sobre Gerenciamento de Projetos, em 05 de Setembro de 2012 (ABNT, 2012), idêntica à ISO 21500:2012, Guidance on Project Management.
A ISO 21500 é composta por 40 processos agrupados em 10 Grupos de assuntos: Integração, Partes Interessadas, Escopo, Recursos, Tempo, Custo, Risco, Qualidade, Aquisições e Comunicações e 5 Grupos de processos: Iniciação, Planejamento, Implementação, Controle e Fechamento, tendo a mesma abordagem do Guia PMBOK® (Project Management Body of Knowledge).
A norma é fundamentada em uma parte do capítulo 3 e do Glossário do PMBOK® terceira edição. Isto pode ser considerado como uma validação pela comunidade internacional do valor e qualidade do padrão PMI.
“O PMI acredita que este será um importante padrão para a profissão de gerenciamento de projetos e que todos os praticantes do projeto devem estar cientes do mesmo. Uma das preocupações da equipe de revisão do Guia PMBOK® 5ª edição foi garantir alinhamento com a norma ISO 21500. Desse modo, todo o capítulo 3 (O Padrão de Gerenciamento de Projetos, com o qual a norma se relaciona), foi reposicionado como um apêndice do Guia PMBOK® 5ª edição”
Esta norma provê diretrizes para a gestão de projetos, podendo ser utilizada por qualquer tipo de organização , desde a privada até terceiro setor, e para qualquer tipo de projetos independentemente de tamanho , complexidade e duração.
A ISO 21500 é a faz parte de uma família de padrões ISO para gerenciamento de projetos, programas e portfólio. Porém ainda não é uma norma certificável como uma NBR 9001. E quando se tornar certificável, será somente para organizações, não para profissionais. Será um grande passo para o crescimento da maturidade em gestão de projetos nas organizações.
Segue a família de normas voltadas para o gerenciamento de projetos.
NBR16337:2014 – Gerenciamento de Riscos em Projetos – Princípios e Diretrizes Gerais
NBR 16277:2014 – Auditoria de Projetos – Requisitos
NBR 21500:2012 – Orientações sobre o Gerenciamento de Projetos
NBR 10006:2006 – Sistema de Gestão da qualidade – Diretrizes para gestão da qualidade em empreendimentos
Para conhecer mais sobre as normas ISO em projetos , acesso o site da ABNT.
Referências:
http://www.iso.org
http://www.abnt.org.br
http://blog.pmtech.com.br/iso-21500-orientacoes-sobre-gerenciamento-de-projetos/
http://pmkb.com.br/sig/padroes-frameworks/iso-21500/
http://www.portaleducacao.com.br/Artigo/Imprimir/43770
Agradecemos por ler o nosso artigo e esperamos vê-lo em nossas redes sociais em breve. Juntos, podemos continuar aprendendo, compartilhando e inspirando uns aos outros. Até lá!
Instagram: @radardeprojetos
Pinterest: @radardeprojetos
Youtube: @radardeprojetos
Meu livro: Implantando um PMO de Sucesso
KPI FLIX: Seu streaming de templates prontos
Página de Download: Vários templates gratuitos