Procurando templates prontos para aumentar a produtividade?

Quero saber mais!

10 ferramentas muito úteis que você gerente de projeto deveria conhecer

Tempo de leitura: 4 min

Escrito por Gaby Sabino

NÃO PERCA MAIS NENHUMA NOVIDADE!

Deixe seu e-mail para receber conteúdos exclusivos e com prioridade.

100% livre de spam.

Você sabe quais são as 10 ferramentas muito úteis para gerenciar projetos? Quais são as 10 ferramentas úteis que todo gerente de projeto? Consegue elencar quais são elas?

 

O gerente de projeto tem um papel complexo, conduzindo pessoas,  gerindo tempo, custo, escopo e qualidade. É praticamente impossível garantir projetos de alta qualidade sem o auxílio de ferramentas e software especiais. Felizmente, existe uma grande variedade de aplicativos para gerentes de projeto que atendem a seus requisitos específicos, sejam eles colaboração em equipe, controle de tempo, desenho de gráfico, anotações ou solução de problemas.
 
Veja a seguir as 10 principais ferramentas usadas pelos gerentes de projeto mundialmente, não estando em uma ordem de prioridade:
 

1. MS Project

 
MS Project é um dos produtos da Microsoft, sendo o mais popular para criação de cronogramas. O Project gerencia 3 fatores de seu projeto, de forma interdependentes e sujeitos as alterações no decorrer do processo.  Sendo que, se houver modificação em um dos fatores, os outros também serão afetados. Estes fatores são: Tempo, recursos e o escopo. Trata-se de um software pago. Sendo uma  alternativa é o uso do ProjectLibre.

 

 

2. Skype for business

 
Skype for business também conhecido como Lync, é uma ferramenta de mensagens instantâneas que pode ser substituto para o Windows Messenger em ambientes corporativos e empresas. É possível realizar chamadas de áudio e vídeo, reuniões do Lync, informações de disponibilidade (presença) e funcionalidades de compartilhamento em um único programa fácil de usar.

3. Trello

 
É uma ferramenta de gerenciamento de projetos em listas extremamente versátil e que pode ser ajustada de acordo com as necessidades do usuário, organizando os projetos em quadros. O Trello é um site que pode ser acessado dos navegadores Google Chrome, Mozilla Firefox, Safari e Internet Explorer não sendo necessário qualquer tipo de instalação.

4. Bizagi

 
É uma ferramenta de gestão de processos ágil e fácil de utilizar que permite desenhar, diagramar, documentar e publicar os processos utilizando o padrão BPMN.

 

É possível utilizar de forma gratuita com uso ilimitado, sem a necessidade de cartão de crédito. O armazenamento dos modelos na nuvem pode ser feito até 10 MB de armazenamento.

 
 
 

5. Slack

 
É uma plataforma para facilitar a comunicação entre membros de uma equipe. O Slack oferece muitos recursos no estilo IRC, incluindo salas de bate-papo persistentes organizadas por tópico, grupos privados e mensagens diretas.

 

6. Xmind

 
Com esta ferramenta é possível criar mapas mentais detalhados e de qualidade profissional, e muito mais, com a plataforma intuitiva e prática. Ou seja, o Xmind é um software para a construção de fluxograma no formato de mapas mentais, onde o usuário poderá acrescentar relacionamentos, limites, sumários, observações, marcadores e muito mais. Os mapas gerados podem ser exportados para diversos formatos.
 

7. We Transfer

 
O WeTransfer é um serviço grátis de transferência de arquivos em tamanho maior por computador baseado na Internet. É possível transferir até 2GB na versão gratuita.
 

8. Excel

 
É um editor de planilhas produzido pela Microsoft para computadores que utilizam o sistema operacional Microsoft Windows. O aplicativo é usado para realizar uma infinidade de tarefas como: cálculos simples e complexos, criação de lista de dados, elaboração de relatórios e gráficos sofisticados, projeções e análise de tendências, análises estatísticas e financeiras, além de trazer incorporado uma linguagem de programação baseada em Visual Basic.

 

 
É um programa utilizado para criação/edição e exibição de apresentações gráficas, originalmente escrito para o sistema operacional Windows e portado para a plataforma Mac OS X.  A criatividade do utilizador é decisiva para que as apresentações sejam atrativas e consigam manter a atenção do receptor.

 

10. Google Drive / One Drive

 
É um serviço de armazenamento e sincronização de arquivos que foi apresentado pela Google, onde é possível ter online documentos, folhas de cálculo, apresentações, e muito mais. Os arquivos armazenados no Google Drive, podem ser compartilhados com seus amigos e colaboradores através da conta do Google. Você poderá decidir com quem irá compartilhar cada arquivo além de decidir o nível de permissão de cada pessoa, escolhendo quem apenas poderá visualizar, editar ou comentar nos seus arquivos.

 

 
Se você GP usa uma ferramenta diariamente e não está listada aqui, compartilhe conosco aqui nos comentários.
Espero que tenha gostado do post. Nos próximos posts irei falar um pouco mais sobre estas ferramentas.
 
Te vejo lá!
Forte Abraço
 
 
POSTS RELACIONADOS:
As 10 principais habilidades necessárias e valorizadas ao gerenciar projetos
Compreenda o caminho crítico do seu projeto e tome decisões assertivas
Quatro reuniões que não podem ficar fora do seu projeto
Para que serve o MS Project?
 
 
Fonte: 
 

Baixe GRATUITAMENTE sua planilha de plano de ação para controlar suas atividades  

100% livre de spam.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta


*


*


Seja o primeiro a comentar!

NÃO PERCA MAIS NENHUMA NOVIDADE!

Deixe seu e-mail para receber conteúdos exclusivos e com prioridade.

100% livre de spam.