A competitividade mundial cresceu acentuadamente nos últimos anos, forçando as empresas a terem um contínuo aprimoramento de seus processos e resultados, almejando ofertar produtos e serviços de alta qualidade com baixo custo e atingir uma posição de liderança no mercado.
Diante desta necessidade de maximização da performance empresarial, surgiu o benchmarking, que é uma das mais antigas ferramentas de gestão que ganhou forças nos EUA.
Benchmarking é uma técnica que consiste em observar processos de uma organização corrente ou não, classificadas como líderes nas práticas e processos em que se deseja melhorar, com o intuito de trocar experiências para a melhoria dos processos de trabalho. Como dizem muitos especialistas, “Fazer benchmarking é comparar para crescer”.
Vale ressaltar que a utilização dessa prática não é copiar o que a concorrência ou outra empresa está fazendo, mas sim aprender por meio de observação e comparação das melhores práticas.
Além disso, precisamos lembrar que benchmarking não é uma ação isolada ou um livro de receita ou instruções. Benchmarking é um processo continuo e estruturado de aprendizagem através de análise e observação de processo e melhores práticas.
Objetivo do Benchmarking:
✅Melhorar o trabalho
✅Reformular as estratégias existentes
✅Reduzir custos e orçamentos
✅Realizar novos empreendimentos.
A Avon , Kodak, Motorola , IBM e Xerox são exemplos de empresas que utilizam o benchmarking.
Muitas dúvidas podem aparecer no início de um projeto de implantação um novo sistema ERP, por exemplo. Dúvidas como:
⏩Será que sistema pode ser customizado de acordo com as necessidades da minha empresa?
⏩Quais são as limitações do sistema?
⏩Como é o visual do sistema?
⏩Quais são as opções de relatórios?
⏩Que tipo de relatório pode ser customizado para minha empresa?
⏩O que fazer nessas horas?
BENCHMARKING
O guia PMBOK quinta edição apresenta o benchmarking como ferramenta e técnica que pode ser utilizada nos processos 5.2 – Coletar os requisitos e 8.1 – Planejar o gerenciamento da qualidade, além de ser considerado fator ambiental da empresa.
Nos próximos post, iremos falar um pouco sobre os tipos de benchmarking, quais são os processos para se realizar um benchmarking, exemplos de benchmarking, dentre outros.
Não percam!
Espero que tenha gostado da matéria!
Agradecemos por ler o nosso artigo e esperamos vê-lo em nossas redes sociais em breve. Juntos, podemos continuar aprendendo, compartilhando e inspirando uns aos outros. Até lá!
Instagram: @radardeprojetos
Pinterest: @radardeprojetos
Youtube: @radardeprojetos
Meu livro: Implantando um PMO de Sucesso
KPI FLIX: Seu streaming de templates prontos
Página de Download: Vários templates gratuitos