O que é gerenciamento de projetos?

Tempo de leitura: 2 min

Escrito por Gaby Sabino

NÃO PERCA MAIS NENHUMA NOVIDADE!

Deixe seu e-mail para receber conteúdos exclusivos e com prioridade.

100% livre de spam.
Você sabe o que é gerenciamento de projetos? A profissão de gerenciamento de projetos está crescendo rapidamente. Muitas pessoas acham que gerenciar um projeto é criar um cronograma em uma ferramenta e enviar um relatório de status semanal para o patrocinador ou Escritório de Projetos. A arte de gerenciar projetos vai muito além disso. Leia este artigo e conheça mais.
 
Projetos existem desde início das civilizações, onde podemos citar a construção das Pirâmides do Egito, Coliseu, estradas, dentre outros. Mesmo sem ferramentas e metodologias, havia gerenciamento de projetos, pois era preciso gerenciar recursos, controlar os custos, criar os prazos e avaliar os riscos.
 
Porém ao longo do tempo, foi identificado que algumas técnicas podiam facilitar o controle dos custos, prazos, recursos e riscos, fazendo com que houvesse mais tempo para mais projetos. Apesar da gestão de projetos já existir a séculos, só foi reconhecida formalmente como profissão após a segunda Guerra Mundial.
 
Mas afinal, o que é gerenciamento de projetos? Para entender o que é gerenciamento de projetos é preciso conhecer o que é projetos. Projeto é um esforço temporário que visa criar um produto ou serviço único, tendo início. meio e fim. Projetos são realizados por pessoas, com restrições de recursos. Gerenciar, administrar, coordenar ou gerir um projeto é aplicar técnicas, conhecimento e habilidades para atingir objetivos do projeto, com otimização de recursos (tempo, dinheiro, pessoas, materiais, etc), sendo uma competência estratégica para empresas. 
 
Normalmente os projetos são gerenciamentos pelos gerentes de projetos, os quais são responsáveis pelo sucesso e o fracasso de um projeto. Os gerentes de projetos dificilmente participam nas atividades de execução do projeto. Seu principal papel é integrar a equipe e todos os envolvidos para que o projeto esteja sob controle e sem risco de fracasso.
 
Para ter uma atuação bem sucedida na função de gerente de projetos ou de membro da equipe do projeto, é necessário que o indivíduo se prepare adequadamente para função, adquirindo conhecimentos básicos das melhores práticas da gestão de projetos. Este conhecimento pode ser obtido através de uma preparação para uma certificação, uma pós graduação ou cursos intensivos sobre gerenciamento de projetos.
 
Siga o Radar de Projetos nas redes sociais e conheça mais sobre a arte de gerenciar projetos.
 
Referências:
http://www.pmirs.org.br/site/home/pagina/id/73/?Gerenciamento-de-Projetos.html
 

Baixe GRATUITAMENTE sua planilha de plano de ação para controlar suas atividades  

100% livre de spam.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta


*


*


Seja o primeiro a comentar!

NÃO PERCA MAIS NENHUMA NOVIDADE!

Deixe seu e-mail para receber conteúdos exclusivos e com prioridade.

100% livre de spam.