Você já ouviu falar em P3O? De onde vem esta sigla? Leia esta post e descubra o que é P3O.
A sigla P3O vem das palavras Portfolio, Programme and Project Office, ou seja um PMO ( Escritório de Projetos, Programas e Portfólio), criado pelo Governo Britânico para melhorar o acompanhamento e tomada de decisão em relação a suas iniciativas de mudanças, hoje pertencente à AXELOS.
O livro P3O fornece orientações universais princípios, técnicas, processo que facilitam a gestão de portfólio, programa e projetos, estando alinhado ao PRINCE2, MSP, MoP e M_o_P, sendo um grande auxílio para estruturação de um novo PMO ou de um PMO já existente que precisa de melhorias.
A utilização do modelo P3O poderá agregar muito valor a sua empresa, se os passos sugeridos forem usados corretamente, auxiliando na tomada de decisão, padronização, otimização de recursos e investimentos, aumento na maturidade na gestão, engajamento mais efetivo das partes interessadas, dentre outros.
O livro P3O traz uma visão clara e passo a passo de como o modelo funciona, incluindo exemplos de documentos, cases reais de implementação ou re-energização, clareza nas funções e serviços possíveis prestados (por nível de maturidade), papeis e responsabilidades bem claros e muito mais.
Além do guia, há também uma certificação P3O para o PMO de maior relevância internacional, que vem auxiliando as organizações na implementação e gerenciamento de um PMO em 3 níveis: Portfólio (nível estratégico), Programa (nível de mudanças mais abrangentes e realização de benefícios) e Projetos (nível de específicas) contínua sendo a única e mais importante, e certificando que os profissionais conhecem as melhores práticas (nível Foundation) e que atuam com as melhores práticas (nível Practitioner).
Que tal assistir o vídeo abaixo e entender melhor como funciona um P3O?!!
E você, está em um processo de estruturação de um PMO? Não deixe de ler o guia P3O.
Te vejo no próximo post! Um forte abraço!
Fonte: https://athem.net.br/voce-conhece-o-p3o-ja-ouviu-falar/