Procurando templates prontos para aumentar a produtividade?

Quero saber mais!

Termos utilizados na criação de uma EAP

Tempo de leitura: 2 min

Escrito por Gaby Sabino

NÃO PERCA MAIS NENHUMA NOVIDADE!

Deixe seu e-mail para receber conteúdos exclusivos e com prioridade.

100% livre de spam.

 

 

Para facilitar desenvolvimento de uma EAP (Estrutura Analítica do Projeto) , este post irá abordar algumas definições de termos utilizados no gerenciamento de projetos durante o processo de criação da EAP.

Atividade
É um componente de trabalho realizado durante o andamento de um projeto.

Entrega
Qualquer produto, resultado  ou capacidade para realizar um serviço exclusivo e verificável que deve ser produzido para terminar um processo, fase ou um projeto. Também, pode se referir a uma entrega externa, sujeita à aprovação do patrocinador ou do cliente do projeto.

Decomposição
É uma técnica de planejamento que subdivide o escopo do projeto e as entregas do projeto em componentes menores e mais facilmente gerenciáveis, até que o trabalho do projeto associado à realização do escopo do projeto e ao fornecimento das entregas seja definido em detalhes suficientes para dar suporte à execução, monitoramento e controle do trabalho.

Dicionário EAP
Um documento que descreve cada componente da EAP, incluindo uma breve definição do escopo, entregas definidas, atividades associadas, recursos necessários, e outros requisitos.

Pacotes de trabalho
Uma entrega ou componente do trabalho do projeto no nível mais baixo de cada ramo da EAP. O pacote de trabalho inclui as atividades e os marcos do cronograma necessários para terminar a entrega do pacote de trabalho ou o componente do trabalho do projeto.

Subprojeto
Uma parte menor do projeto total, criada quando o projeto é subdividido em componentes ou partes mais facilmente gerenciáveis. Os subprojetos são geralmente representados na EAP. O subprojeto pode ser chamado de projeto, gerenciado como um projeto e adquirido de um fornecedor.

Fases do projeto
Um conjunto de atividades do projeto, relacionadas de forma lógica, que geralmente culminam com o termino de uma entrega importante. Na maioria dos casos, as fases do projeto são terminadas sequencialmente, mas podem se sobrepor em algumas situações do projeto. Uma fase do projeto é um componente do ciclo de vida do projeto. Uma fase do projeto não é um grupo de processos de gerenciamento de projetos.

Os termos cima são comumente utilizados no gerenciamento de projetos e estão definidos no glossário do PMBOK 5° edição. Leia o post sobre o que é uma EAP e crie suas EAPs com sucesso!

Referências: 
PMI. Project Body of Knowledge (PMBOK Guide). 5° Edição Pennsylvania. Ed. PMI Book Service, 2013

Baixe GRATUITAMENTE sua planilha de plano de ação para controlar suas atividades  

100% livre de spam.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta


*


*


Seja o primeiro a comentar!

NÃO PERCA MAIS NENHUMA NOVIDADE!

Deixe seu e-mail para receber conteúdos exclusivos e com prioridade.

100% livre de spam.