Você sabia que no framework Scrum não há o papel de gerente de projetos? Mas então, como é composta a equipe no Scrum? Quem faz as interfaces com o cliente? Leia este post e entenda os papéis no Scrum.
A equipe Scrum é composto pelo Product Owner (PO), o Time de Desenvolvimento e o Scrum Master (SM). Toda responsabilidade no projeto é dividida entre esses três papéis. Esta equipe é auto organizável e multifuncional, onde cada um define qual é sua melhor forma para completar o trabalho, possuem competências necessárias para completar o trabalho sem depender de outros que não fazem parte da equipe.
Scrum Master (SM)
O Scrum Master é responsável pelo processo Scrum, onde deve garantir que o Scrum seja entendido e aplicado. Ou seja, o Scrum Master é o responsável por ensinar o framework Scrum a todas as pessoas envolvidas no projeto, aculturando as pessoas da organização e garantindo que todos estão seguindo as regras e práticas do Scrum.
O Scrum Master atua como facilitador nas reuniões, sendo o responsável por remover quaisquer obstáculos que sejam levantados pela equipe durante essas reuniões.
“O papel de Scrum Master pode ser exercido por qualquer pessoa da equipe, entretanto é tipicamente exercido por um gerente de projeto ou um líder técnico”.
“O ScrumMaster trabalha com os clientes e a gerência para identificar e designar um Product Owner. O ScrumMaster ensina ao Product Owner como fazer seu trabalho. Espera-se dos Product Owners que eles saibam como conseguir otimizar valor através do Scrum. Se eles não souberem, consideramos o ScrumMaster responsável.”
Scrum Team | Dev Team | Time de desenvolvimento
O Scrum Team é a equipe de desenvolvimento. Um Scrum Team típico tem de 6 a 10 pessoas auto-organizáveis, autogerenciáveis e multifuncional. Ou seja, os Times de Desenvolvimento são estruturados e autorizados pela organização para organizar e gerenciar seu próprio trabalho.
No time de desenvolvimento não existe necessariamente uma divisão funcional através de papéis tradicionais, tais como programador, designer, analista de testes ou arquiteto. Todos no projeto trabalham juntos e são responsáveis por completar o conjunto de trabalho com o qual se comprometem a cada iteração. A equipe não pode ser alterada durante o Sprint.
Product Owner (PO)
O Product Owner, ou dono do produto, sendo o responsável por maximizar o valor do produto e do trabalho do Time de Desenvolvimento, representando os interesses dos stakeholders no projeto. O Product Owner é a única pessoa responsável por gerenciar o Backlog do Produto, ou seja, definir os itens de requisitos do projeto em uma ordem de priorioridade.
“O Product Owner pode ser um membro do Time, trabalhando também em desenvolvimento. Mas essa responsabilidade adicional pode reduzir a sua habilidade de lidar com as partes interessadas. No entanto, o Product Owner nunca pode ser o ScrumMaster”.
Para concluir, segue uma história que ilustra bem os papéis de cada um, onde temos as “Galinhas”, representadas, por qualquer pessoa e os “porcos”, representados pelos Time Scrum. “Galinhas” não podem dizer aos “porcos” como eles devem fazer seu trabalho. Galinhas e porcos vêm da seguinte história:
Conclusão da história, um time Scrum é formado por pessoas “comprometidas” em realizar as tarefas da Sprint Backlog e não apenas de pessoas envolvidas.
Fonte:
Apresentação SCRUM Experience do Rildo F Santos
Guia do Scrum por Ken Schwaber da Scrum Alliance
Guia do Scrum por Ken Schwaber e Jeff Sutherland da Scrum Org
Monografia Métodos Ágeis de Paula L.O. Libardi e Vladimir Barbosa
http://pt.slideshare.net/lookyller/scrum-gesto-gil-de-projetos-de-software
http://pt.slideshare.net/lookyller/scrum-gesto-gil-de-projetos-de-software
Deixe um comentário