O Burndown Chart parece ser uma invenção dos métodos ágeis, mas não é…
Trata-se de uma ferramenta popular para acompanhamento da diminuição de um recurso ou métrica ao longo do tempo, usado inclusive para administrar verbas de marketing, investimento recebido, etc.
O seu uso ficou mais intensivo nos projetos ágeis.
Nas metodologias ágeis, como o Scrum, chamamos as ferramentas usadas em conjunto dos processos de artefatos. E dentre os fantásticos artefatos usados pelas Metodologias Ágeis o Burndown Chart é um de meus favoritos.
Ele soma a simplicidade de um gráfico bidimensional, do tipo que vemos no Ensino Médio, com o poder da Gestão à Vista da Administração tradicional.
Neste post vamos ver como esta ferramenta pode ajudar nos seus controles.
Sumário
Qual é o objetivo do gráfico burndown?
O objetivo do gráfico burndown é representar diariamente o progresso do trabalho em desenvolvimento. Ou seja, após cada dia de trabalho, o gráfico apresenta a porção de trabalho finalizada em comparação com o trabalho total planejado.
O que é burndown?
Burn Down (Queimando para baixo), que vem da representação gráfica onde o eixo y (vertical) representa a quantidade de trabalho/pontos e no eixo x (horizontal) a quantidade de dias de trabalho para “queimar” a quantidade.
Neste gráfico analisamos o total de trabalho e fazemos uma média de entregas ou pontos que precisam ser queimados por dia até o final da interação, logo, conseguimos projetar uma linha de planejamento diário.
Durante a reunião diária (daily meeting) registramos a quantidade de trabalho/pontos “queimados” durante um dia de trabalho, com isso, começamos a projetar nossa linha Real x Planejado.
O Gráfico de Burndown é o apoio ideal para acompanhar a evolução de uma interação (sprint) onde o objetivo é “zerar” a quantidade de trabalho/pontos que foram planejados.
O que é Gráfico de BurnUp?
Este nome em Inglês, significa “Queimando para cima”, que vem da representação gráfica onde o eixo y (vertical) representa a quantidade de trabalho/pontos que foram entregues por interações (sprint) e no eixo x (horizontal) a quantidade de dias de trabalho que temos para “queimar” a quantidade de trabalho/pontos.
A regra desse gráfico é parecida com o BurnDown, a única diferença é que pegamos o total de trabalho/pontos do backlog do produto e encontramos a média otimista para cada iteração/sprint ao longo do projeto. Ao término de cada interação, registramos a quantidade de trabalho/pontos que foram entregues.
Como criar um gráfico de burndown?
No site Extend Office você consegue ver o passo a passo para se criar uma Gráfico de Burndown.
Clica aqui para acessar o tutorial.
Se quer adquirir o template pronto, conheça o KPI FLIX seu novo streaming de templates prontos e 100% editáveis.
Clique aqui e confira👇
Se tiver alguma dúvida, deixa aqui nos comentários.
Te vejo no próximo post.
Um forte abraço
Gaby Sabino
PS: Conheça o KIT Produtividade GP e o KPIFLIX e aumente sua produtividade com templates Prontos!
Deixe um comentário