Os relatórios do Quadrante Mágico do Gartner são um produto da Consultoria Gartner Group, que tem como objetivo ajudar os clientes a identificar fornecedores que possam acompanhar ou até ficar à frente do mercado em geral, através de pesquisas sobre tecnologias, execução de programas, consultoria, eventos e levantamento de soluções para que os seus clientes tomem decisões mais assertivas todos os dias.
Qual é a importância do Quadrante Mágico do Gartner?
O Quadrante Mágico surgiu em reuniões conduzidas por Gideon Gartner, sendo uma metodologia de pesquisa que monitora e avalia o progresso e as posições das organizações de um mercado específico, baseado em suas tecnologia.
O quem é o Gartner Group?
O Gartner Group é um respeitado instituto de pesquisa e análise do setor de TI mundialmente reconhecido e anualmente divulga pesquisas sobre as organizações mais expressivas nessa área.
Foi criado por Gideon Gartner em 1979.
O que é o Quadrante Mágico do Gartner?
O Quadrante Mágico Gartner é uma representação gráfica e temporal do mercado tecnológico, onde são elencadas empresas de tecnologia dentro de 4 quadrantes: líderes, desafiantes, visionários e competidores de nicho.
Como o Quadrante Mágico é composto?
O Quadrante Mágico é composto por dois eixos:
- O eixo X (horizontal) representa a amplitude da visão da empresa em relação a tecnologia.
- O eixo Y (vertical) representa a capacidade de executar o que se propõem.
Para compor o eixo horizontal e o vertical temos os seguintes componentes:
Líderes:
São aquelas ferramentas que possuem uma posição de destaque no mercado em seu segmento. Costumam ditar padrões, se destacam entre as concorrentes e se encontram em um nível mais avançado de desenvolvimento tecnológico.
Empresas: Planview,Broadcom (CA Technologies), Planisware, Changepoint
Visionárias:
São as ferramentas investem e apresentam novas tecnologias, mas ainda não entregam tudo aquilo que prometem, deixando algumas lacunas a serem preenchidas quanto as suas funcionalidades.
Empresas: ONEPOINT Projects, Clarizen, One2Team, Project Objects
Players de Nicho:
Nesta categoria estão as ferramentas que se limitam a focar em apenas algumas características que o mercado necessita, direcionando assim os seus esforços para determinado nicho de solução.
Empresas: Cerri, KeyedIn, Upland, Workfront, WorkOtter
Desafiadoras:
Estas ferramentas possuem grande capacidade de produção e entrega, mas que ainda não atingiram uma parcela relevante do mercado.
Empresas: Microsoft, Sopheon, Micro Focus,Sciforma
Por que o Quadrante Mágico é tão importante?
O Quadrante Mágico é um relatório gráfico muito importante para ajudar na tomada de decisões em negócios tecnológicos, possibilitando que os compradores tenham uma visão mais ampla dos produtos disponíveis no mercado, podendo analisar vantagens ao adquirir alguma solução em TI.
Como usar o Quadrante Mágico do Gartner?
É recomendado que use este relatório como primeiro passo para entender melhor os fornecedores que você pode considerar para uma oportunidade de investimento em tecnologia.
Ás vezes focar no quadrante dos líderes nem sempre é o melhor opção. Tudo depende da necessidade de sua empresa.
O Quadrante Mágico interativo do Gartner também reúne nossa opinião de especialistas e as análises fornecidas pelos usuários do Peer Insights em uma única experiência. A guia Revisão do usuário permite que você leia e avalie o que seus colegas têm a dizer sobre as soluções de TI corporativas que eles implementaram e usam diariamente em sua empresa.
Clique aqui para ver o relatório detalhado.
Você já conhecia esta pesquisa do Quadrante Mágico do Gartner? Deixe aqui nos comentários se já ouviu falar e se já conhece o que você acha?
Te vejo no próximo post!
Forte abraço
Deixe um comentário