No post anterior, vocês conheceram a técnica dos 5 porquês. Veja hoje como utilizar esta técnica, a qual possibilita o questionamento sucessivo sobre o porque um problema acontece até a identificação de sua causa fundamental.
Para demonstrar a técnica, vamos pensar em uma situação hipotética, em que, uma bomba industrial falhou. Se pensarmos na causa imediata, teríamos a ação corretiva de trocar a bomba. Mas será que trocar a bomba eliminaria o problema? Talvez não! Veja o exemplo a seguir:
Veja como é importante a identificação da causa raiz, para que o problema possa ser eliminado por completo. Todavia, se eu levasse em consideração apenas a primeira causa, iria trocar várias vezes a bomba e não saberia o exato motivo de tantas trocas de bombas.
É simples e prático. Você pode utilizar o template do Radar de Projetos ou uma folha de papel em branco. Comece identificando o problema e em seguida comece a questionar os motivos que estão ocasionando o problema, respondendo a pelo menos 5 porques. Ao esgotar as possibilidades de respostas, você chegará a uma causa fundamental.
Deixe um comentário