Procurando templates prontos para aumentar a produtividade?

Quero saber mais!

Indicadores chave de Performance (KPI) ou Métricas de desempenho?

Tempo de leitura: 4 min

Escrito por Gaby Sabino

NÃO PERCA MAIS NENHUMA NOVIDADE!

Deixe seu e-mail para receber conteúdos exclusivos e com prioridade.

100% livre de spam.
Você sabe qual é a diferença entre Indicadores de Performance e métricas de desempenho? Especialistas apontam que muitas pessoas empregam o termo KPI (Key Performance Indicators) e métricas de desempenho indistintamente, porém há um equívoco neste uso, pois um KPI é uma métrica, mas nem toda métrica é um KPI. O ponto primordial desta diferença é que um KPI sempre deverá refletir os direcionadores estratégicos enquanto que uma métrica apenas representa uma medida de desempenho de uma atividade.
 
 
O equívoco se repete com os outros termos, como por exemplo, dashboard, painel de indicadores, métricas, KPI, tabela de indicadores, medição, medida, indicadores gerais e de desempenho, relatórios, dentre outros.  A seguir, será abordado o conceito dos termos mais comuns de monitoramento e controle.
 
Indicadores
Um indicador é “uma representação de forma simples ou intuitiva de uma métrica ou medida para facilitar sua interpretação quando comparada a uma referência ou alvo.” (ABPMP, 2013, p. 199).
Os indicadores são elementos gráficos que fornecem indicações visuais sobre o desempenho. São comumente conhecidos pelos símbolos de semáforo, para indicar:

Vermelho: um problema;
Amarelo: um potencial problema;
Verde: que o desempenho satisfaz ou excede o objetivo.

Ou símbolos adaptados de acordo com a necessidade das organizações. Como podemos ver no exemplo a seguir:
 
 
Entretanto, há outros tipos de indicador, tais como vistos ou sorrisos, dependendo do programa utilizado na criação da tabela de indicadores. Podemos ter vários indicadores. Em projetos temos quatro tipos de indicadores conforme tabela a seguir:
 
 
E tratando de se desempenho organizacional, ABPMP (2013, p.200) conceitua os indicadores categorizados em indicadores direcionadores e indicadores de resultado.
 
Dashboard 
Um dashboard também é conhecido com Cockpit, pode ser traduzido como painel de informação. Cockpit é um consolidado de vários tipos de relatórios, incluindo tabelas de indicadores. Pode ser estruturado em uma ou mais páginas e pode ter mais do que um módulo em cada página. Em um dashboard original pode englobar uma tabela de indicadores, um relatório analítico e um gráfico analítico, sendo possível ter diversas variações.
 
Figura 1 – Exemplo de Dashboard
 
“Um dashboard é um painel estruturado em um formato gráfico de fácil visualização, semelhante àqueles existentes em uma cabine de comando ou em um automóvel que possui as principais informações relativas ao custo (ou tempo ou recursos).” (DINSMORE, 2009, p.103)
 
KPI – Key Performance Indicator 
KPI significa Indicador chave de desempenho, sendo uma métrica vinculada a um alvo. Geralmente, o KPI representa a distância entre a métrica e o alvo pré-determinado. Também está relacionado com”Key Success Indicator” KSI, Indicador chave de sucesso.

KPIs são ferramentas de gestão para se fazer a medição do nível de desempenho e sucesso de uma organização ou de um determinado processo, focando no “como” e indicando quão bem os processos dessa empresa estão, permitindo que seus objetivos sejam alcançados.

Tabela de indicadores
Uma tabela de indicadores mede o desempenho com embasamento nos objetivos. Geralmente, uma tabela de indicadores representa indicadores gráficos que transmitem visualmente o sucesso ou insucesso geral de uma organização na tentativa de concretização de um objetivo específico. A tabela de indicadores consiste em conjunto de indicadores chave de desempenho (KPIs), representando cada um aspecto do desempenho organizacional. 
 
Alguns especialistas pontuam que os termos “dashboard” e “tabela de indicadores” são utilizados como sinônimos, embora tenham significados diferentes. Uma tabela de indicadores é um tipo de relatório que apresenta um conjunto de indicadores chave de desempenho (KPIs) juntamente com alvos de desempenho para cada KPI. Por sua vez, um dashboard é um consolidador para um grupo relacionado de tabelas de indicadores e relatórios organizadas. Ou seja, um dashboard possui um conjunto de outros itens, tais como, tabelas de indicadores, relatórios e filtros.
 
Relatórios
Um relatório é a apresentação de dados convertidos em informações formatadas e organizadas de acordo com requisitos de negócio específicos. Os relatórios podem ser imagens estáticas simples ou apresentações altamente interativas dos dados. 
 
Métricas
As métricas são as medidas brutas, atômicas e de simples composição. Ou seja, métrica representa uma informação. Segundo essa definição, uma métrica pode ser entendida como a relação entre duas medidas de grandezas iguais ou diferentes.  
 
O entendimento de todos estes termos é primordial para definição de indicadores e para monitoramento e controle dos seus projetos. Acompanhe os próximos posts do Radar de Projetos e saiba porque uso de indicadores é importante, como definir indicadores de desempenho e como monitorá-los.
 
Um forte abraço e te vejo no próximo post.
 
 
Referências:
CBOK:Guia de gerenciamento de processos de negócio corpo comum de conhecimento. ABPMP 
AMA Manual de Gerenciamento de Projetos. Dinsmore P.C. e Brewin J.C.
Indicadores de Gerenciamento de Projetos: Monitoração Contínua. TERRIBILI, Armando Filho 
Administração de Serviços: operações, estratégia e tecnologia de informação. FITZSIMMONS, J. A.; FITZSIMMONS
Sinais vitais: usando medidas de desempenho da qualidade, tempo e custo para traçar a rota para o futuro da sua empresa. HRONEC, Steven M. 
KERZNER, Harold. Gestão de Projetos: As melhores práticas. Porto Alegre. Bookman, 2002.
 
 
 

Baixe GRATUITAMENTE sua planilha de plano de ação para controlar suas atividades  

100% livre de spam.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta


*


*


Seja o primeiro a comentar!

NÃO PERCA MAIS NENHUMA NOVIDADE!

Deixe seu e-mail para receber conteúdos exclusivos e com prioridade.

100% livre de spam.