Leitores do Radar de Projetos, uma série de posts sobre as instituições que apoiam o gerenciamento de projetos será disponibilizada. Iniciando esta série, vocês irão conhecer um pouco do IPMA (International Project Management Association), em português Associação Internacional de Gerenciamento de Projetos.
A Associação Internacional de Gerenciamento de Projetos (IPMA) é uma instituição sem fins lucrativos , criada na Suíça em 1965 , tendo sua primeira conferência internacional em Viena no ano de 1967. É uma associação mais aceita e reconhecida em países da Europa.
IPMA possui instituições associadas que a representa em outros países. Por exemplo na Inglaterra, a IPMA é representa por APM (Association of Project Management), na Dinamarca a ADPM (Association of Danish Project Management), na China PMRA (Project Management Reseach Commitee), na Australia a AIPM (Australian Institute for Project Management) e aqui no Brasil, a Associação Brasileira em Gerenciamento de Projetos (ABGP) é a única instituição associada que representa a IPMA.
Os membros do IPMA são na sua maioria as associações nacionais dedicadas ao gerenciamento de projetos, como as instituições acima. Essas associações afiliadas ao IPMA , presentes em 33 países são responsáveis por:
✅ Desenvolver e administrar os seus próprios programas de certificação
✅ Implantar de seus respectivos órgãos de certificação
O guia de melhores práticas semelhante ao PMBOK (Project Management Body of Knowledge) do PMI (Project Management Institute) é o ICB (IPMA Competence Baseline) e está na versão 3. O ICB possui algumas particularidades e permite que cada país realize alterações necessárias para as certificações, para adequar a realidade de cada país. No Brasil a ABGP possui o RCB (Referencial Brasileiro de Competências) o qual possui alguns processos diferentes do PMBOK.
O IPMA é mais forte nos países como Inglaterra, Suécia, Finlândia, Noruega, França e Itália. Pesquisas revelam que no Brasil 90% das certificações IPMA concentram-se em Curitiba e Belo Horizonte. Porém não são muitos certificados.
As certificações IPMA são baseadas nas competências:
Além das competências acima, as certificações IPMA são baseadas também no ICB, sendo necessário passar por um processo criterioso que inclui a avaliação curricular e uma prova com itens eliminatórios, além de uma entrevista pessoal diante de uma banca. Veja a seguir as certificações do IPMA:
Nível A
Certified Project Director/ Diretor de Projetos Certificado:
Descrição: Certificação destinada a comprovar a capacidade de gerenciar portfólio e programas complexos
Nível B
Certified Project Manager / Gerente de Projetos Certificado):
Descrição: Certificação destinada a comprovar capacidade de gerenciar projetos complexos. Mínimo de experiência de 5 anos
Nível C
Certified Project Manager / Profissional de Gerenciamento de Projetos Certificado):
Descrição:Certificação destinada a comprovar capacidade de gerenciar projetos de baixa complexidade. Mínimo de 3 anos de experiência
Nível D – Certified Project Associated / Praticante de Gerenciamento de Projetos Certificado):
Descrição: Certificação destinada a comprovar que o profissional possui conhecimentos de todos os elementos e aspectos do gerenciamento de projetos e é capaz de aplicá‑los em determinados campos do projeto, atuando como um especialista.
O IPMA possui uma visão mais internacional e adaptável a cada país, levando em consideração a cultura dos países, fornecendo uma visão clara de processos além de abordar aspectos comportamentais para o gerente de projetos e assuntos fundamentais em qualquer projeto.
Está a fim de conhecer mais o sobre o RBC – Referencial Brasileiro de Competências em Gerenciamento de Projetos?
O Radar de Projetos trará mais conteúdo sobre esse assunto. Fique atento e confira.
Agradecemos por ler o nosso artigo e esperamos vê-lo em nossas redes sociais em breve. Juntos, podemos continuar aprendendo, compartilhando e inspirando uns aos outros. Até lá!
Instagram: @radardeprojetos
Pinterest: @radardeprojetos
Youtube: @radardeprojetos
Meu livro: Implantando um PMO de Sucesso
KPI FLIX: Seu streaming de templates prontos
Página de Download: Vários templates gratuitos
Referências:
https://klingermenezes.wordpress.com/2007/06/30/pmixipmavamosentenderquemsaoequaissuasprincipaisdiferencas/
http://gestaosistemasdeinformacao.blogspot.com.br/2009/04/gerenciamentodeprojetose.Html
http://pmkb.com.br/sig/padroesframeworks/icbipma/
RBC – Referencial Brasileiro de Competências em Gerenciamento de Projetos