Procurando templates prontos para aumentar a produtividade?

Quero saber mais!

Poka Yoke: método de trabalho à prova de erros

Tempo de leitura: 5 min

Escrito por Gaby Sabino

NÃO PERCA MAIS NENHUMA NOVIDADE!

Deixe seu e-mail para receber conteúdos exclusivos e com prioridade.

100% livre de spam.
Errar é humano, com certeza. Mas sabia que há métodos que ajudam a minimizar os erros mais comuns por falta de procedimento, atenção ou comprometimento? Você já ouviu falar de Poka Yoke? Você sabia que a utilização da técnica Poka Yoke pode assegurar a qualidade mesmo sem treinamento, procedimento ou falta de atenção e comprometimento? Não perca este post e saiba mais.
 
Poka yoke, também conhecido como  métodos de trabalho à prova de erros, à prova de bobagens e à prova de falhas.

 

Mas o que é Poka Yoke? Para que serve o Poka Yoke?
 
Poka Yoke é uma técnica que visa evitar erros humanos simples no local de trabalho, sendo um  sistema projetado para evitar erros inadvertidos cometidos pelos trabalhadores que executam um processo.
 
Este conceito é amplamente utilizado no Japão. Desde a propagação do Sistema Toyota de Produção, o Lean Manufacturing e do Controle da Qualidade Total (TQC) nos anos 70, a aderência de práticas e de ações preventivas veio sendo, cada vez mais, adotada para uma empresa manter-se em um mercado continuamente mais competitivo.
 
Sabe como o Poka Yoke foi desenvolvido?
 
Esta ferramenta foi desenvolvida pelo Shigeo Shingo para solucionar um erro recorrente que sua equipe não não havia conseguido solucionar. Isso aconteceu quando um dos clientes da Toyota avisou que alguns interruptores estavam sendo produzidos sem mola, prejudicando o funcionamento da peça. Após conversar várias vezes seguidas com sua equipe, o defeito ainda persistia.
 
Desta maneira foi necessário que o engenheiro planejasse um novo processo, a partir daquele dia, onde todas as peças do interruptor deveriam ser colocadas em um prato, para só então serem montadas. Caso sobrasse uma peça no prato, algum interruptor teria saído errado da linha de montagem.
 
À vista disso, o poka yoke é uma técnica sublime de gestão em processos industriais, mas não só: a lógica da ferramenta se ampliou, mas sim também sua aplição em em diversas situações que envolvam riscos de falhas ou defeitos. Como a administração do seu negócio, por exemplo.

 

“Métodos de redução de tempo de preparação e prova de erros: um exame em precisão”

 
Poka Yoke foca em criar procedimentos simples, que não tenham custo alto e nem sejam difíceis de implementar, evitando ao máximo esses erros cotidianos.
 
Será que funciona este dispositivo/metódo à prova de falhas humanas?
 
Veja a seguir  uma lista de benefícios e vantagens de se utilizar Poka Yoke:
  • Eliminação de erros de configuração e melhoria da qualidade
  • Tempos de configuração reduzidos com redução associada no tempo de produção e capacidade de Produção aprimorada
  • Limpeza simplificada e aprimorada
  • Maior segurança
  • Custos mais baixos
  • Requisitos de habilidade mais baixos
  • Maior flexibilidade de produção
  • Atitudes aprimoradas do operador
 
 
Quais são os tipos de Poka Yoke?
 
A ferramenta oferece vários tipos de adequações que procuram evitar e diminuir a ocorrência de falhas humanas. Vale frisar que cada tipo pode ser aplicada em determinada situação específica. Veja a seguir os principais tipos.
 
1 – Prevenção
A ferramenta de prevenção da Poka Yoke foi a primeira criada, com o intuito de evitar o erro antes que ele aconteça, buscando a causa geradora do erro, com suas diversas possibilidades.
 

“Pode ser aplicado em treinamento para operar uma determinada máquina até um sistema de correção ortográfica que evita erros de digitação, entre outras tarefas.”

 
2 – Detecção
A Poka Yoke de detecção foca em alertar o erro logo depois que ele acontece. Esta detecção pode ser subdividida em um método de controle (interrupção do processo diante de algum erro, obrigando a resolução imediata do problema) ou de advertência (alerta por meio de algum sinal a ocorrência de alguma situação de erro).

 

3 – Valor fixo
Nesse tipo de aplicação o objetivo é assegurar que um número representativo de movimentos seja realizado em um processo. É o caso do exemplo já mencionado neste post de colocar em uma bandeja todas as peças necessárias em determinada etapa da montagem de um carro, para verificar se sobra alguma peça para detecção do erro.
 
4 – Etapas
Este tipo visa impedir a realização de uma atividade caso todas as etapas não sejam cumpridas na ordem certa, ampliando o acerto e a qualidade final.
 
Especialistas afirmam que a forma menos efetiva de controle de qualidade é através do uso da inspeção, sendo o mais efetivo a prevenção de erros.

 

Você pode imaginar a aplicação do poka-yoke no nosso dia a dia? 
 
Já parou para pensar que os faróis dos veículos modernos ligam e desligam automaticamente, evitando multas por estarem desligados e também como prevenção possuem um aviso sonoro, para as lanternas ou faróis não ficarem ligados?
 
E os carros que só liga, se o motorista pisar na embreagem para poder evitar acidentes que acontecem quando se liga o carro?
 
Já pensou em outros exemplos de Poka Yoke que são utilizados no nosso dia a dia?
 
Sabia que a Toyata utiliza estas práticas até hoje? Você já viu algum carro Toyota quebrado pelas estradas? Eu nunca vi! Comente aqui o que você acha da Toyota e sua gestão da qualidade e se já viu algum carro quebrado por ai.

Que tal ter uma empresa com este nível de qualidade? Já pensou em implantar este método na sua empresa? Poka Yoke pode ser implementada em qualquer tipo de negócio, empresa e em diferentes processos.

 

Baixe o template Poka Yoke apresentado neste post clicando aqui.

Espero que tenha te ajudado.
Te vejo nos próximos posts.

Forte Abraço.

Posts relacionados:
PDCA é um método ou uma ferramenta?
Pontos de atenção na utilização do PDCA
O que é PDCA, PDSA , DMAIC e DMADV?
Técnica dos 5 Porques
Conhecendo um pouco do Kanban

Fonte:

Baixe GRATUITAMENTE sua planilha de plano de ação para controlar suas atividades  

100% livre de spam.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta


*


*


Seja o primeiro a comentar!

NÃO PERCA MAIS NENHUMA NOVIDADE!

Deixe seu e-mail para receber conteúdos exclusivos e com prioridade.

100% livre de spam.