Será que é possível termos um PMO ágil? Qual é melhor PMO tradicional ou PMO ágil?
Iremos falar neste post pouco mais sobre metodologia ágil. Que tal ter um PMO com um Mindset Ágil? O que seria o AMO?
AMO vem da sigla Agile Management Office, o que significa PMO Ágil. Ou melhor é uma evolução de um PMO tradicional e vai além de um framework e tratatando a agilidade se traduz através de um mindset que deve estar permeado em toda a organização. Pois ser ágil não é sinônimo de ser rápido, mas sim de ser flexível e adaptável às mudanças, e às necessidades do projeto e do contexto em que está inserido.
O PMO Ágil visa facilitar a criação e produção de métodos para agilizar os processos da organização. Ao contrário do que pode parecer, ele não deve funcionar como um setor burocrático, permitindo com que os processos sejam planejados e bem definidos, incorporando toda a equipe aos poucos. Tudo sem correria, drama ou prejuízos à saúde da empresa e motivação dos profissionais.
Algumas responsabilidades do AMO continuam se comparmos ao PMO com os métodos tradicionais, tais como: exigências de conformidade; gestão de novos projetos; apresentação de resultados; fornecer ferramentas; auxiliar com as métricas; padronizar o uso do scrum; processos; coordenar equipes; minimizar o desperdício, dentre outros.
Se compararmos um PMO tradicional com um AMO, teremos as diferenças :
Acompanhamento da produtividade e das entregas;
Coordenação entre equipes;
Priorização com o que realmente importa;
Governança para flexibilizar demandas.
O PMO Ágil é:
Focado em pessoas;
Direcionar a prestar serviço;
Direcionado ao monitoramento e controle sútil de projetos;
Leve por definição;
Simples de ser entendido;
Promover a aplicação de uma governança ágil;
Focado na melhoria contínua do próprio PMO;
Focado em padrões e documentações enxutas.
E agora, como saber se precisa adotar ou não o AMO?
Tudo depende!!!
Está na hora de reinventar o PMO? A empresa possui experiência com Agile? Há maturidade em Agile? É importante considerar aspectos como a complexidade do trabalho que está sendo desenvolvido e desejo da liderança de promover uma jornada rumo a uma mudança cultural, dentre outros.
Além disso é necessário ceder o controle às equipes e deixá-las autônomas, permitindo o engajamento da equipe e empoderamento dos times, conduzindo toda a organização rumo aos melhores resultado.
E aí, está preparado para implantar um AMO?
Fique por aqui e saiba mais sobre método Agile.
Forte abraço.
Fonte:
Deixe um comentário