Procurando templates prontos para aumentar a produtividade?

Quero saber mais!

As 10 principais habilidades necessárias e valorizadas ao gerenciar projetos

Tempo de leitura: 4 min

Escrito por Gaby Sabino

NÃO PERCA MAIS NENHUMA NOVIDADE!

Deixe seu e-mail para receber conteúdos exclusivos e com prioridade.

100% livre de spam.
 
A designação do gerente de projetos é uma das mais importantes decisões dos projetos. O gerente de projeto é responsável pelo resultado do projeto e cabe ao patrocinador está difícil escolha.
 

Elaboramos esse post para que você saia na frente e saiba quais são as habilidades necessárias e requeridas em gerenciamento de projetos e garanta seu papel naquele tão desejado projeto.

 
O PMBOK afirma que para gerenciar um projeto de forma eficaz o gerente de projeto precisa ter as habilidades interpessoais a seguir: Liderança, Construção de equipe, motivação, comunicação, influência, tomada de decisões, consciência politica e cultural, ganho de confiança, gerenciamento de conflitos e coaching.
 
De acordo com o último Benchmarking em Gerenciamento de Projetos realizado com empresas do mundo inteiro, as habilidades mais valorizadas no momento são: 
 
1) Comunicação – 63,2%*
O gerente de projeto gasta aproximadamente 90% do seu tempo com a comunicação seja ela formal através de e-mail e atas de reunião ou informal em um cafezinho no meio da tarde ou uma simples orientação de como executar determinada tarefas.
 
    2)     Liderança – 51,8%*
O atributo essencial do gerente de projetos é a liderança, pois está ligada a gestão eficaz da equipe. John Maxwell menciona no seu livro as 21 irrefutáveis leis da liderança que “qualquer um pode conduzir o navio, mas é preciso um líder para estabelecer o rumo”. As empresas estão valorizando cada vez mais os gerentes de projetos que possuem essa habilidade.

                                                        3) Negociação – 40,6%*
O gerente precisa ser apto a negociar com os especialistas técnicos, patrocinador, cliente, equipe e todos que estão diretamente envolvidos no projeto com o intuito de melhor gerenciar os recursos, prioridades, mudanças de escopo e responsabilidades de todos no projeto, dentre outros.
 
4) Conhecimento em gerenciamento de projetos – 33,8%*
O gerente de projetos precisa ser capaz de aplicar todo o conhecimento e boas práticas em gerenciamento de projetos, visando criar valor ao projeto e responder à concorrência e ao mercado.
 
5) Trabalho em equipe – 29%*
O gerente de projetos é responsável pelo desenvolvimento da equipe do projeto e ele precisa ter a habilidade de trabalhar em equipe heterogênea com especialistas de diferentes formações, o que gere mais conflitos entre a equipe e o gerente precisa ter a habilidade de gerenciar conflitos.
 
6) Capacidade de integrar partes – 28,1 %*
 
Habilidade relacionada com o trabalho em equipe, resolução de conflitos e negociação.
 
7) Gerenciamento de conflitos -26,6 %*
Os conflitos no ambiente de projeto são inevitáveis, uma vez que há pessoas com habilidades e expectativas diferentes trabalhando junto. O gerente de projetos deve atuar como um facilitador, eliminando os problemas e conflitos que surgem no decorrer de um projeto, pois caso os conflitos não forem gerenciados adequadamente, eles podem ser destrutíveis e prejudiciais ao desempenho do projeto.
 
8) Iniciativa – 23,9%*
O gerente de projetos precisa ter iniciativa para atuar com base nos dados de desempenho coletados e sem o receio de ser mal recebido pelas demais partes interessadas do projeto, ou seja, ter a capacidade de tomar iniciativa diante de situações assumindo responsabilidades na tomada de decisões com o objetivo de concretizar idéias.
 
9) Conhecimento técnico – 23,9%*
Algumas empresas consideram muito importante que o gerente de projetos tenha conhecimento técnico na área de atuação. Em minha opinião um gerente de projetos pode ter sucesso em projeto de outra área de atuação, basta ter o apoio de especialistas no assunto, sem necessariamente ele precisa ter conhecimento técnico do projeto como todo.  Casos não haja verba para especialista no projeto, o gerente do projeto precisa ter conhecimento técnico na área de atuação do projeto.
 
10) Organização – 16,1%*
A organização do gerente permite que ele identifique rapidamente onde estão os dados necessários para a tomada de decisão.
 
De modo geral, um gerente de projetos não se torna um bom profissional apenas pelas suas habilidades técnicas em sua área de atuação e gestão de projetos, é necessário desenvolver suas habilidades interpessoais.

Veja o vídeo abaixo sobre o que faz um gerente de projetos e quais são suas principais competências:

Espero que tenha gostado da matéria!

NOTA: * significa o percentual das organizações que elegeram as habilidades acima como importantes. Ex: 63% das empresas acreditam que a comunicação é a principal habilidade que o gerente de projetos deve ter.

FONTES:
– 21 irrefutáveis leis da liderança, uma receita comprovada para desenvolver o líder que existe em você – Maxwell, John C.
– Benchmarking em gerenciamento de projetos – PM Survey
– PMBOK Project Management Body of Knowledge – PMI

Baixe GRATUITAMENTE sua planilha de plano de ação para controlar suas atividades  

100% livre de spam.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta


*


*


2 Comentários

  • Gabriela excelente matéria!
    Quero saber a data de publicação dessa matéria e de que ano é a PM Survey usada como fonte para os dados apresentados?

  • Olá André, obrigada pela sua contribuição e interesse!
    Esta matéria foi postada originalmente em outro site no ano 2014 e replicada no Radar de Projetos em Março de 2015.
    Até esta data de publicação, o Benchmarking 2014 não estava divulgado.
    Acessei hoje o site do PM Survey e o resultado de 2014 já está disponível. Em breve atualizaremos os números e abordagens, mas já te adianto que houveram pequenas mudanças, conforme abaixo:
    Comunição – 44,0%
    Gerenciamento de Conflitos – 36,8%
    Conhecimento em Gestão de Projetos – 32,1%
    Domínio de Ferramentas de Gestão de Projetos – 27,3%
    Capacidade de Integrar as Partes – 26,3%
    Política – 25,4%
    Negociação – 23,4%
    Liderança – 22,0%
    Conhecimento Técnico – 19,1%
    Iniciativa -18,2%
    Trabalho em equipe – 11,0%

  • NÃO PERCA MAIS NENHUMA NOVIDADE!

    Deixe seu e-mail para receber conteúdos exclusivos e com prioridade.

    100% livre de spam.