Código de ética e de conduta profissional para os atuantes em gerenciamento de projetos

Tempo de leitura: 3 min

Escrito por Gaby Sabino

NÃO PERCA MAIS NENHUMA NOVIDADE!

Deixe seu e-mail para receber conteúdos exclusivos e com prioridade.

100% livre de spam.
Você conhece o código de conduta proposto pelo PMI? Você já atua no gerenciamento de projetos seguindo estes princípios? Quais são as diretrizes sobre o que é certo e errado no gerenciamento de projetos? Conheça um pouco deste código aqui neste post.

Como profissionais em gerenciamento de projetos, nós precisamos estar engajados em fazer o que é certo. O código de ética e de conduta profissional detalha os ideais aos quais almejamos como comportamentos mandatórios em nossos papéis profissionais e voluntariado. O papel do código é estimular a confiança dos profissionais em gerenciamento de projetos, tornando-os profissionais melhores.

Há quatro valores que sustentam o código de ética e conduta profissional: RESPONSABILIDADE, RESPEITO, JUSTIÇA e HONESTIDADE. Os valores são subdivididos em dois padrões: conduta desejável e conduta mandatória.  Os padrões de conduta mandatória limitam ou proíbem certos comportamentos no exercício da profissão. Já os padrões de conduta desejável estimulam condutas para manter aqueles padrões que almejamos como profissionais em gerenciamento de projetos.

 
Responsabilidade
“Responsabilidade é o nosso dever de assumir a propriedade pelas decisões que tomamos ou falhamos em tomar, pelas ações que praticamos ou deixamos de praticar e as consequências que dai possam resultar”.
 
Respeito
“Respeito é o nosso dever de mostrar alta consideração por nós mesmos, por outros e pelos recursos que nos são confiados”.
 
Justiça
“Justiça é nosso dever de tomar decisões e agir imparcialmente e objetivamente. Nossa conduta deve ser isenta do envolvimento de interesses pessoais, preconceitos e favoritismo”.
 
Honestidade
“Honestidade é nosso dever de entender a verdade e em seguir a verdade de maneira verdadeira em nossas comunicações e em nossa conduta”.
 
Exemplos de condutas que o PMI abomina e não devem ser praticadas:
 
1. Aceitar atribuições que não são compatíveis com nossa capacidade, ou seja, aceitar um cargo de gerente de projeto, sendo que sou ainda uma analista e não tenho todas as competências de um gerente de projetos.  Ou ainda ser um gerente de projetos Júnior e publicar em relatórios/currículo que você é gerente de projetos Sênior;
 
2. Aceitar presentes tais como um carro; almoços em fase de negociação com alguém cliente.
 
3. Evitar conflitos de interesses. Por exemplo, utilizar a empresa em que trabalha para promover seu próprio negócio é um conflito de interesse e deve ser evitado.
 
4. Quando algo que fere a conduta acontecer, você deve se posicionar e dizer não que concorda com o ocorrido. Exemplo: Seu chefe te pede para alterar os valores do orçamento para o projeto ser aceito. Você faz, pois afinal de contas ele está mandando, porém você deve deixar claro que isso não deve ser feito. Porém se seu chefe for PMP ou membro do PMI você deve escalonar e informar o desrespeito ao código.
 
Mas a quem se aplica este código de conduta?
 
O código de ética e de conduta profissional se aplica para todos os membros do PMI, certificados PMI, voluntários do PMI e não-membros que estão em fase de obtenção da certificação.
 
Com relação à certificação PMP, o PMI presa que todo gerente de projetos deve garantir sua integridade individual, contribuir para a base de conhecimento em gerenciamento de projetos, melhorar a sua competência profissional e promover a interação entre as partes interessadas. Alguns destes fatores são estimulados para renovação da credencial através do acúmulo de PDU, como por exemplo, participar de seminários, escrever artigos, realizar apresentações em treinamentos e congressos, dentre outros.
 
Conheça mais sobre o código acessando sua a última versão disponível nos sites dos capítulos do PMI no Brasil e no mundo.
 
 
Referências: 
Material de apoio Curso Preparatório PMP do Robson Camargo.
PMI – Project Management Institute. A guide to the Project management body of knowledge (PMBOK Guide). 5a edição. 2013.
 

Baixe GRATUITAMENTE sua planilha de plano de ação para controlar suas atividades  

100% livre de spam.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta


*


*


Seja o primeiro a comentar!

NÃO PERCA MAIS NENHUMA NOVIDADE!

Deixe seu e-mail para receber conteúdos exclusivos e com prioridade.

100% livre de spam.