Nos posts anteriores, vocês conheceram o que é um diagrama de Causa e Efeito, em quais momentos o diagrama é utilizado e quais são suas vantagens e desvantagens. No post de hoje você aprenderá como criar um diagrama de Ishikawa passo a passo.
A seguir você terá 6 passos para se construir um diagrama Espinha de Peixe:
Primeiro Passo: Definição do problema
O problema a ser analisado precisa ser definido de forma clara, assim como o objetivo que se espera alcançar através dele.
EX: Não atingimento da meta pela equipe comercial
Segundo Passo: Obtenção dos causas
Para obter as causas relacionadas ao problema, é recomendado a realização de um brainstorming para identificação do maior número de causas possíveis do problema.
Terceiro Passo: Agrupamento das causas
É necessário agrupar as causas em categorias. A forma mais comum utilizada para agrupar as causas é o “6M”. Para saber mais sobre 6M, leia o post “6M no diagrama de causa e efeito”.
Quarto Passo: Estruturação do diagrama
Você deve inserir as causas no diagrama, onde na cabeça do peixe deve estar o problema.
Quinto Passo: Validação das causas fundamentais
Você deve se certificar de que todas as causas listadas no diagrama de Ishikawa são causas fundamentais. Você pode utilizar a ferramenta 5 porquês.
Sexto Passo: Priorização das causas
Eleger as causas mais prováveis e de maior importância.
Seguindo os passos anteriores, você terá criado um diagrama de Causa e Efeito. Ressalto que para aumentar a eficiência do diagrama de causa e efeito é necessário que siga os passos acima em conjunto com outras ferramentas da qualidade.
Quer saber mais sobre as ferramentas da qualidade? Não perca os próximos post do Radar de Projetos e fique à vontade para sugerir novos temas.
Download Exemplo apresentado
Te vejo na próxima!
Um forte abraço.
Post relacionados:
1 – Solução de problemas com o Diagrama de Causa e efeito
2 – Conheça mais sobre o diagrama de causa e efeito
3 – 6M no diagrama de causa e efeito
Deixe um comentário