Como escolher o melhor modelo de avaliação de maturidade?

Tempo de leitura: 2 min

Escrito por Gaby Sabino

NÃO PERCA MAIS NENHUMA NOVIDADE!

Deixe seu e-mail para receber conteúdos exclusivos e com prioridade.

100% livre de spam.
Dando continuidade ao post anterior, talvez você esteja se perguntando como escolher o melhor modelo de avaliação de maturidade? Leia este para entender melhor e fazer a escolha correta.
 
 
 
Medir o nível de maturidade em gerenciamento de projetos de uma área ou de uma organização como todo é um trabalho complexo, que requer conhecimento e experiência.
 
Para mostrar o desempenho de um PMO, podemos utilizar modelos de avaliação de maturidade. Esta avaliação por ser através de um diagnóstico de uma consultoria externa ou através de profissionais qualificados da própria organização. É necessário escolher um modelo que mais se adequa ao momento da sua organização.
 
No post anterior, vimos uma lista de modelos que podem se adequar a sua organização, quantificando numericamente o estágio da maturidade.
 
As características em comum dos modelos de maturidade são:
 
Periodicidade para realização das avaliações
É recomendado estabelecer uma periodicidade para realização da avaliação, ou seja, fazer a avaliação a cada ano no mesmo período, ou a cada 2 anos no mesmo período.
Por exemplo, realizar a mensuração todo mês de Novembro de cada ano.
 
Formato de questionário
Geralmente os modelos estão baseados em questionários. Estes questionários podem estar organizados em planilha, papéis, sistema, dentre outros.
 
Plano de evolução
Como o resultado da avaliação em mãos, é necessário traçar um plano de ação para atingimento do próximo nível, melhorando os GAPs no momento atual.
 
Há outras características comum, porém não tão relevantes por hora.
 
E como escolher o melhor modelo de avaliação de maturidade? Isto vai depender das práticas de gestão de sua organização. Por exemplo se sua organização segue as boas práticas de PRINCE2 ou Metódos Ágeis, os modelos baseados nas boas práticas do PMBOK não serão bons parâmetros de mensuração.
 
Desta forma, para escolher o melhor modelo de avaliação de maturidade, é essencial entender os modelos de maturidade e quais as melhores práticas da organização.
 
Além de medir o nível de maturidade da organização, os modelos também servem como uma estrutura de comparação e benchmarking entre as práticas atuais em gestão de projetos de uma organização e as melhores práticas do mercado.
 
Se você precisa melhorar a sua gestão de projetos ou dar maior visibilidade para a área, uma boa opção é investir em um diagnóstico de maturidade.
 
 
Fonte:
 

Baixe GRATUITAMENTE sua planilha de plano de ação para controlar suas atividades  

100% livre de spam.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta


*


*


Seja o primeiro a comentar!

NÃO PERCA MAIS NENHUMA NOVIDADE!

Deixe seu e-mail para receber conteúdos exclusivos e com prioridade.

100% livre de spam.