Lidando com conflitos no ambiente de projetos

Tempo de leitura: 4 min

Escrito por Gaby Sabino

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Gerenciar conflitos: segunda habilidade mais deficiente dos gerentes de projetos nas organizações entrevistas no último estudo Benchmarking em Gerenciamento de Projetos realizado pelo PMI (Project Management Institute). Esta habilidade é indispensável para qualquer gerente. Como lidar com os conflitos no ambiente de trabalho? Como os conflitos surgem?  Quais são os tipos de conflitos? Leia o post e conheça as técnicas de resolução de conflito.
 

 

É natural termos pequenos atritos ou discordância entre os membros da equipe de um projeto, principalmente quando eles têm diversas origens e diferentes níveis de maturidade e experiência. E a primeira coisa que nos vem em mente é que conflitos são ruins. 

O conflito nem sempre é algo ruim, principalmente se acontece nas fases iniciais de um projeto, onde todos estão expondo suas ideias e expectativas. Se forem canalizadas de forme correta, as diferentes opiniões dos membros da equipe do projeto podem ajudar identificar outras perspectivas, novas ideias e soluções. 
 
Muitos pensam que o principal motivo do surgimento de conflitos na gestão de um projeto é a personalidade, porém Thamhain e Wilemon afirmam que a causa predominante dos conflitos em projetos é o cronograma, conforme vocês podem ver abaixo:
 
 

Conflitos de cronograma

É o conflito mais intenso de todos, pois alguns projetos possuem restrição de prazo e a cobrança e o nível de stress é grande, geram atritos na definição dos prazos de execução das atividades e etapas do projeto.
 
 
Conflitos de Prioridades
Conflito pode existir com os membros da equipe e com as partes interessadas, pois ambos têm uma visão diferente quanto a prioridade das atividades a serem executadas para atingimento dos objetivos do projeto.
 
 
Conflitos com Recursos Humanos
Terceiro conflito mais intenso é o de recursos humanos, pois possíveis diminuições no quadro de recursos da organização sempre geram conflitos e também os conflitos entre time do projeto e os recursos de outras áreas funcionais, pois continuam sob a autoridade do superior funcional.
 
 
Conflitos referentes a Opiniões Técnicas
Conflitos podem acontecer em função de decisões técnicas, medições de desempenho e outros meios de atingir o objetivo do projeto.
 
 
Conflitos de Procedimentos Administrativos
Conflitos podem existir entre procedimentos do gerenciamento de projetos e atividades administrativas desenrolar de como será feito o gerenciamento do projeto. 
 
 
Conflitos de Custos
Conflitos ocorrem devido às diferenças entre custos estimados e realizados.
 
 
Conflitos de Personalidade
Conflitos resultantes de choques de personalidades entre as pessoas envolvidas com o projeto.
 
Quando os conflitos ocorrem entre os membros da equipe, devem ser inicialmente resolvidos entre si. Se necessário escalar ao gerente do projeto, o qual é responsável pela resolução dos conflitos. Existem vários métodos para tentar resolvê-los, os quais serão apresentados a seguir:
 
TÉCNICAS PARA RESOLUÇÃO DE CONFLITOS

Retirada / Evitar
Esta técnica consiste em recuar de uma situação de conflito ou potencial conflito, postergando indefinidamente a sua resolução e torcendo para que com o tempo, uma das partes desista do conflito. Neste caso o conflito poderá reaparecer posteriormente.
 
Panos Quentes / Acomodação / Suavizar
A técnica de panos quentes a prioriza mais um acordo entre as partes envolvidas do que a resolução do conflito em si. O conflito poderá surgir novamente devido a quebra do acordo.
 
Imposição / Forçar / Direcionar
Essa técnica ocorre quando uma das partes obrigada a outra a aceitar seu ponto de vista através do poder que exerce sobre outra. 
 
Compromisso / Reconciliar / Negociação
Essa técnica é indicada quando há uma tendência de cada uma das partes em abrir mão de algo, trazendo algum grau de satisfação para todas as partes, resolvendo temporariamente ou parcial o conflito.
 
Confronto / Solução de Problemas / Colaboração
Esta é a melhor técnica para resolução de problemas e consiste em colocar os envolvidos frente a frente em uma atitude cooperativa e de dialogo aberto visando o consenso e o compromisso de todos.
 
Veja no gráfico abaixo o grau de satisfação após tratar o conflito com cada técnica
 

As origens dos conflitos são as mais variadas, porém se o gerente do projeto souber lidar com essas questões de conflito dentro do projeto, isso pode ajudar a reforçar a relação entre os membros da equipe e respeito de opinião. Conflitos carecem de um uma solução, pois se o mesmo se arrastar, pode ser como um vento que vai aumentando a velocidade, até chegar a ficar um furacão feroz e integrantes da equipe serem dispensados.

Espero que tenham gostado do artigo!
Deixem seus comentários e sugestões e até o próximo post.REFERÊNCIAS:

– NOCÊRA, Rosaldo de Jesus. Preparatório PMP. Editora RJN Books. 2014

– Material do curso preparatório PMP Robson Camargo

 

 

 
 

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