Você deve estar se perguntando porquê é necessário ter mudanças nos projetos. Dando continuidade à serie de posts sobre mudanças, falaremos hoje sobre porquê fazer uma mudança.
As mudanças podem ser necessárias para o sucesso do projeto ou aumentar o nível de satisfação do cliente. As mudanças se originam de desvios ao compararmos o resultado realizado com o planejado.
O PMBOK cita 3 principais categorias de mudanças:
1) Ação corretiva
Trata-se de uma mudança intencional para realinhar o desempenho do projeto com o plano de gerenciamento do projeto (PGP). Em outras palavras, esta mudança visa “trazer o projeto de volta aos trilhos”.
Exemplos:
– Aumentar a equipe para recuperar o atraso do cronograma
– Treinar a equipe para execução de uma tarefa que foi entregue errada
2) Ação preventiva
Trata-se de uma mudança que visa garantir que as entregas do projeto estejam alinhadas com o PGP. Pode ser através de tratamento de um risco para reduzir a probabilidade ou o impacto negativo do risco ocorrer.
Exemplos:
– Envolver as partes interessadas para evitar alterações de escopo futuras
– Alterar uma proposta técnica para evitar problemas futuros
– Bonificar as pessoas com bom desempenho para que na fase crítica do projeto, continuem com o mesmo desempenho
3) Reparo de defeito
Trata-se de uma mudança para modificar alguma entrega que não está conforme, ou seja, reparar um defeito em algum produto do projeto ou substituí-lo.
Exemplos:
– Corrigir um produto com não conformidade
– Substituir um produto pelo outro
Lembrando que, as mudanças devem ser registradas formalmente, mesmo se forem demandadas verbalmente. O documento que formaliza as mudanças é chamado de “Solicitação de Mudança” ou “Change Request”.
Se as mudanças propostas não afetarem as linhas de base, o próprio gerente do projeto pode aprová-las. Caso as mudanças afetem as linhas de base, o gerente deve encaminhar ao comitê de controle de mudanças do projeto.
Clique aqui e faça o download do template Solicitação de Mudança.
Fique atento aos próximos posts e saiba mais sobre solicitações de mudanças.
Fonte:
PMI. Um guia do conhecimento em gerenciamento de projetos. Guia PMBOK, 5a Edição – EUA: Project Management Institute, 2013.
MOURA, Henrique. PMP sem segredos, 1a Edição – São Paulo – Elsevier , 2013.
MOURA, Henrique. PMP sem segredos, 1a Edição – São Paulo – Elsevier , 2013.
Deixe um comentário