Gerenciando as mudanças em projetos

Tempo de leitura: 1 min

Escrito por Gaby Sabino

NÃO PERCA MAIS NENHUMA NOVIDADE!

Deixe seu e-mail para receber conteúdos exclusivos e com prioridade.

100% livre de spam.

A Gestão de Mudanças nos projetos é tão importante, que há no PMBOK um processo exclusivo para ela. Neste post vocês entenderão como funciona o processo de solicitação e aprovação das mudanças em projetos.

 
As mudanças podem ser solicitadas a qualquer momento, desde o início até o fim do projeto, podendo ser solicitadas pelo cliente, patrocinador, equipe do projeto, gerente do projeto, partes interessadas envolvidas no projeto. Todas as solicitações de mudança devem ser centralizadas no gerente de projeto, o qual precisará determinar o impacto no prazo, custo e escopo do projeto.

Após a análise de impacto da mudança no projeto, o gerente de projeto deve formalizar a solicitação em documento chamado “solicitação de mudança” e apresentar o documento ao patrocinador ou ao Comitê de Controle de Mudanças, para que o mesmo possa aprovar a alteração nas linhas de base.

 

Algumas empresas criam uma estrutura de comitê de mudanças para apoiar no gerente do projeto na condução das mudanças.

 
Após a mudança aprovada pelo patrocinador ou comitê de controle de mudanças, o gerente de projetos deve atualizar o plano de gerenciamento do projeto (PGP) e conduzir a equipe a execução das novas tarefas.
 
Saiba mais sobre gerenciamento de mudanças nos próximos posts do Radar de Projetos.
 
Um forte abraço

 

Fonte:
PMI. Um guia do conhecimento em gerenciamento de projetos. Guia PMBOK, 5a Edição – EUA: Project Management Institute, 2013.

Baixe GRATUITAMENTE sua planilha de plano de ação para controlar suas atividades  

100% livre de spam.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta


*


*


Seja o primeiro a comentar!

NÃO PERCA MAIS NENHUMA NOVIDADE!

Deixe seu e-mail para receber conteúdos exclusivos e com prioridade.

100% livre de spam.