Procurando templates prontos para aumentar a produtividade?

Quero saber mais!

Método da cumbuca: aumentando o conhecimento organizacional

Tempo de leitura: 2 min

Escrito por Gaby Sabino

NÃO PERCA MAIS NENHUMA NOVIDADE!

Deixe seu e-mail para receber conteúdos exclusivos e com prioridade.

100% livre de spam.
Você já ouviu falar do método da cumbuca? O que é o método da cumbuca? O método da cumbuca funciona? Quer saber um pouco mais? Então leia este post e conheça o método que alavanca o aprendizado nas organizações.
 
Mas afinal, o que é o método da cumbuca?
 
O método da cumbuca é uma ferramenta de gestão e treinamento de equipes proposta pelo Vicente Falconi em seu livro “O Verdadeiro Poder – Práticas de Gestão que Conduzem a Resultados Revolucionários”, de 2009 e também em seu livro “Gerenciamento da rotina – do trabalho do dia a dia”.
 
Trata-se de uma técnica que consiste na formação de pequenos grupos, que se reúnem em encontros rápidos e periódicos, para discutir tópicos relacionados a temas recorrentes ao ambiente interno da empresa, almejando o aumento do conhecimento organizacional. 
 
 
É possível capacitar seus colaboradores gastando quase nada através desta prática. Basta escolher um livro que acredita que contenha aprendizados que a sua equipe deva saber e formar um grupo.
 
Além disso, é necessário seguir algumas regras e/ou passos:
 
1. Escolha um livro;
2. Defina um grupo de 4 a 6 pessoas;
3. Agende os encontros semanais com duração de 2 horas;
4. É necessário que todos do grupo faça a leitura do capítulo.;
5. No dia da reunião, é necessário ter papel, caneta e uma cumbuca ou uma caixa, para colocar o nome de cada participante dentro para sorteio. O sorteio é a primeira coisa a ser feita no dia do encontro;
6. A pessoa sorteada deve conduzir as discussões e abordar o assunto do capítulo. 
 
Caso a pessoa sorteada não tenho lido o capítulo, a reunião é cancelada e o mesmo capítulo deve ser tratado no próximo encontro. “Não se deve sortear ou indicar outro, nem mesmo aceitar voluntários para apresentar. O método é baseado no compromisso de todos” (FALCONI, 2009. P. VII). Na próxima reunião, todos os nomes voltam para cumbuca novamente, podendo uma pessoa ter que conduzir um número maior de encontros e talvez tenha alguém que não conduza nenhum encontro.
 
Desta maneira, todos os colaboradores são incentivados a ler o livro e se autodesenvolver, ou seja todos os participantes precisam estar preparados para as discussões, uma vez que são escolhidos de maneira aleatória. 
 
Outro ponto positivo que durante as discussões não há hierarquia, todos colaboradores tem o mesmo poder e nível, podendo melhorar o lanço e entrosamento dos colaboradores.
 
Que tal começar um grupo de cumbuca para o próximo mês?
 
E você já participou de um grupo assim? Compartilhe conosco sua experiência.
 
Te vejo no próximo post!
 
Forte abraço.
 
 
Fonte:
 

Baixe GRATUITAMENTE sua planilha de plano de ação para controlar suas atividades  

100% livre de spam.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta


*


*


Seja o primeiro a comentar!

NÃO PERCA MAIS NENHUMA NOVIDADE!

Deixe seu e-mail para receber conteúdos exclusivos e com prioridade.

100% livre de spam.