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Mudanças na Renovação da sua Certificação PMP

Tempo de leitura: 2 min

Escrito por Gaby Sabino

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Você já ouviu falar nas mudanças que ocorrerão para renovação da credencial Project Management Professional (PMP)®? Leia este post e fique por dentro destas mudanças.

Estudos realizados pelo PMI, identificaram que o papel do gerente de projeto permaneceu consistente nestes últimos anos, porém alguns aspectos evoluíram. Dentre eles, podemos citar:

               Tratar os riscos como oportunidades;

               Maior ênfase nos planos de gerenciamento e comunicação com as partes interessadas;
               Registrar lições aprendidas durante todo o projeto;
            Visão de negócio e estratégia, tratando da análise e realização de benefícios na gestão do projeto ao invés de estar reservado apenas Gerenciamento de Programa e Portfólio;
               Maior uso do termo genérico “partes interessadas”, ao invés de patrocinador ou cliente;     
 

Diante do resultado da pesquisa, o PMI incorporou o conceito de Triângulo de Talentos nas certificações. As mudanças irão ocorrer no processo para recertificação a partir do dia 02 de novembro de 2015. O Triângulo de Talentos trata-se de uma interação entre Liderança, Gestão Estratégica de Negócios e Habilidades Técnicas em Gestão de Projetos.

 
O número de PDUs obrigatório para a recertificação PMP continua o mesmo, sendo 60 PDUs por ciclo de 3 anos, tendo número mínimo e máximo de PDUs para certas categorias. Veja a seguir a nova distribuição:

 

 

Na categoria “Retorno a Profissão”, o máximo de PDUs que você pode registrar para atuação como gerente de projetos são 8. Os outros 17 PDUs desta categoria, você pode distribuir entre trabalho voluntário e palestras.
 
Desta forma, aproximadamente 60% dos PDUs para recertificação deverão ser destinados à Educação, sendo uma oportunidade para atualizar seu currículo com cursos novos. Além de expandir seus conhecimentos em Liderança, Gestão Estratégica de Negócios e Habilidades Técnicas em Gestão de Projetos.

 

 
O quadro acima indica que, se sua certificação expirar entre 1º de Dezembro de 2015 e 30 de Novembro de 2017, seus PDUs adquiridos até este período não serão afetados e podem ser utilizado conforme o programa antigo. As certificações que irão expirar depois de 30 de Novembro de 2017 devem estar registradas de acordo com o novo formato, dentro dos requisitos mínimos do Triângulo de Talentos ou os novos limites das categorias.
 
Todas as certificações do PMI, com exceção da certificação CAPM, serão afetadas com o novo programa de obtenção de PDUs, sendo que as certificações PgMP, PfMP, PMI-PBA terão regras similares a da certificação PMP.
 
Para mais novidades, acompanhe o Radar de Projetos e fique por dentro do que rola no mundo de Gerenciamento de Projetos.
 
Até a próxima.

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