Sintomas de um PMO Zumbi

Tempo de leitura: 2 min

Escrito por Gaby Sabino

NÃO PERCA MAIS NENHUMA NOVIDADE!

Deixe seu e-mail para receber conteúdos exclusivos e com prioridade.

100% livre de spam.
Já ouviu falar em PMO Zumbi? O PMO da empresa em que trabalha é Zumbi? Este termo foi levantado pela empresa de consultoria Gartner com sede em Stamford, Connecticut, EUA. Leia este post e confira os sintomas de um PMO Zombi.
 
 
 
Como reconhecer se o seu PMO tem sintomas de Zumbi? Uma pesquisa realizada pelo consultoria Gartner, aponta que, quase 70% das organizações em 2017 tinham PMOs, porém, a maioria deles não conseguiu quantificar seu valor, sendo classificados como “PMOs Zumbis”, um termo conhecido. A pesquisa também relata que, até 2020, os PMOs que ofereceram baixo valor agregado e não fossem proativos seriam eliminados.
 
Mas o que seria um PMO Zumbi? PMO Zumbi é um termo o qual vem sendo utilizado para aqueles PMOs que estão deixando de serem flexíveis e adaptáveis. E essas características são críticas para o cenário atual.
 
A seguir mais alguns sintomas de um PMO Zumbi compartilhadas pelos especialistas do Planview:
 
           – Operando com uma filosofia de “tamanho único” (filosofia “one size fit all”);
           – Sendo atolado em tarefas administrativas;
           – Manter os mesmos padrões, independentemente da alteração dos tipos de trabalho;
           – Mantendo uma definição frágil de valor;
           – Incapacidade de reconhecer a variedade nos projetos;
 
Em tempos passados, simplesmente gerenciar a execução do projeto (por exemplo, agendamento, gerenciamento de recursos etc.) era tudo o que era necessário para garantir que o PMO estivesse agregando valor. Esse não é mais o caso. Com todo o trabalho que está acontecendo – inovação, lançamentos rápidos de produtos, melhoria de processos enxutos, o PMO fornece a cola que integra vários esforços distintos. O PMO é quem está em melhor posição para ajudá-lo a integrar os vários fluxos de trabalho em seu portfólio de programas, para que você possa entender o que está em andamento e tomar fortes decisões sobre o que fazer em seguida.
 
Um PMO da Zumbi é aquele Escritório de Projetos que se concentra em tarefas fáceis e tem uma abordagem rígida à consistência. Para aqueles que já atingiram seu estado Zumbi devem administrar uma cura imediatamente.
 
Sendo assim para que seu Escritório de Projetos não se torne um PMO Zumbi é necessário adotar uma mentalidade mais estratégica e ágil, além de gerenciar apenas os aspectos táticos da execução do projeto e vincular seus projetos e programas à estratégia corporativa.
 
Enquanto o PMO não está morto, ele precisa se transformar. Novas abordagens sobre PMO Ágil vem sendo discutidas. Confira mais sofre PMO Ágil aqui no Radar de Projetos.
 
Cuide do estado do seu PMO e tenha ótimos resultados em projetos!
 
Um forte abraço.
 
Fonte:
https://www.migso-pcubed.com/life/is-the-pmo-dying/
 
 
 
 

Baixe GRATUITAMENTE sua planilha de plano de ação para controlar suas atividades  

100% livre de spam.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta


*


*


2 Comentários

  • Excelente artigo, gostei muito!

  • Que bom! Obrigada pelo feedback!

  • NÃO PERCA MAIS NENHUMA NOVIDADE!

    Deixe seu e-mail para receber conteúdos exclusivos e com prioridade.

    100% livre de spam.