Procurando templates prontos para aumentar a produtividade?

Quero saber mais!

O que são os 6M no diagrama de causa e efeito?

Tempo de leitura: 3 min

Escrito por Gaby Sabino
em 10/19/2015

NÃO PERCA MAIS NENHUMA NOVIDADE!

Deixe seu e-mail para receber conteúdos exclusivos e com prioridade.

3.4/5 - (8 votes)
Dando continuidade à série de posts sobre diagrama de causa e efeito, no post de hoje vocês entenderão o que significa cada um dos 6M na espinha de peixe. 
 
 
O diagrama de causa e efeito considera que os problemas sejam classificados em seis categorias de causas, os famosos 6M: Método, Matéria Prima, Mão de obra, Máquinas, Medição e Meio Ambiente. 
 

Método

Nesta categoria você deverá inserir causas relacionadas às melhores práticas e procedimentos utilizados para executar o trabalho. Os problemas podem ocorrer devido a metodologia aplicada de forma incorreta, ou seja quando o efeito indesejado é consequência da metodologia de trabalho escolhido. Devemos nos questionar o quanto a forma de trabalho influenciou o problema.
 

Matéria Prima

Nesta categoria devem ser adicionadas causas que envolvam o material utilizado no trabalho. Os problemas podem surgir devido à inconformidade técnica ou pela qualidade exigida para realização do trabalho.
Devemos nos questionar se o material utilizado pode ter influenciado o trabalho, se o material tinha boa qualidade, ou se foi proveniente de um fornecedor homologado.
 

Mão de obra

Esta categoria mostra as causas que envolvem atitudes e dificuldades por parte do colaborador como por exemplo: procedimento inadequado, pressa, imprudência, ato inseguro, desleixo, falta de qualificação, dentre outros.
Devemos nos questionar se o colaborador está preparado e bem treinado, se sua atitude está adequada ou se há falta de experiência.

Máquinas

Nesta categoria encontramos as causas que envolvem tudo que está relacionado com maquinário do processo. Muito problemas são derivados por falhas de máquinas, podendo ser causados devido falta de manutenção regular ou mesmo se for operacionalizada de forma inadequada. Devemos no questionar se houve problemas com máquinas e equipamentos em geral.
 

Medição | Medidas

Esta categoria é preenchida com as causas que envolvem os instrumentos de medida, sua calibração, a efetividade de indicadores em mostrar as variações de resultado, avaliações de forma incorreta,  se o acompanhamento está sendo realizado, se ocorre na frequência necessária, etc. Problemas podem aparecer quando o efeito é causado por uma medida tomada anteriormente para modificar processo.
Devemos questionar se as métricas que usamos para medir o trabalho estão adequadas.
 

Meio Ambiente

Nesta categoria temos as causas relacionadas às questões do trabalho como local, calor, layout, poluição, poeira, falta de espaço, dimensionamento inadequado dos equipamentos, dentre outros. O ambiente pode favorecer a ocorrências de problemas. Devemos nos questionar se houve alguma influência do meio ambiente na ocorrência do problema.  
 
De forma resumida temos as características das causas dos 6M:
 
Existem outras formas de agrupamento, que podem ser adaptadas de acordo com os fatores que influenciam um determinado problema. Temos o exemplo do programa de melhoria da qualidade para matéria-­prima na indústria sucroalcooleira (Sarriés, 1997), onde as causas do aumento da quantidade de terra aderida na cana-de-­açúcar que é levada para a indústria foram agrupadas de acordo com a imagem abaixo:
 
Lembrando que, o diagrama de causa e efeito pode ser utilizado para solucionar qualquer tipo de problema, não apenas problemas de qualidade.

 
Para um melhor resultado, utilize o diagrama de causa e efeito em conjunto com as outras ferramentas da qualidade. 
 
Aprenda a criar um diagrama de causa e efeito com o próximo post e faça o download do template clicando aqui.
 
 
Post relacionados:
 
Fonte:

Baixe GRATUITAMENTE o planilha PLANO DE AÇÃO 5W2H para controlar suas atividades!

Download grátis
100% livre de spam.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

NÃO PERCA MAIS NENHUMA NOVIDADE!

Deixe seu e-mail para receber conteúdos exclusivos e com prioridade.