Você precisa entregar o orçamento do seu projeto? Mas como montar o orçamento? O que você deve levar em consideração? Como o orçamento deve ser composto? Leia este post e saiba como fechar o orçamento de um projeto.
O orçamento do projeto é definido no processo 7.3 – “determinar orçamento“, do PMBOK, guia de melhores práticas. Neste processo é definida a linha de base de custos do projeto, conforme imagem abaixo:
A linha de base de custos inclui apenas os fundos autorizados para o projeto, excluído a reserva gerencial. Esta reserva é destinada aos riscos não identificados no planejamento e durante o projeto, sendo controlado pela gerência. Veja abaixo, como o orçamento de um projeto é constituído.
A linha de base de custos é calculada através da técnica de agregação, na qual soma as estimativas de custos dos pacotes de trabalho da EAP e a reserva de contingência para os riscos do projeto. Vejo o exemplo abaixo:
Para entregar o orçamento do seu projeto, você precisa fechar a linha de base de custos e incluir a reserva gerencial. Ou seja, você precisa listar os custos de todas as atividades do seu projeto e também a reserva de contingência, a qual está baseada nos riscos conhecidos do projeto.
Organizada em fases no tempo, a linha de base de custos segue o cronograma, o que permite fazer comparações entre os gastos reais e os gastos estimados, sendo possível identificar desvios e providenciar correções. Esta comparação é conhecida como curva S. Leia mais sobre Curva S em um dos posts anteriores.
Por fim, a Linha de base de custos do projeto é obtida através dos custos das atividades mais a reserva de contingência e o orçamento do projeto é composto pela linha de base dos custos e a reserva gerencial.
Quer saber mais sobre reserva gerencial e reserva de contingência? Não perca os próximos posts do Radar de Projetos e fique à vontade para sugerir novos temas.
Te vejo na próxima!
Um forte abraço.
