Procurando templates prontos para aumentar a produtividade?

Quero saber mais!

Como é composto o orçamento de um projeto?

Tempo de leitura: 1 min

Escrito por Gaby Sabino

NÃO PERCA MAIS NENHUMA NOVIDADE!

Deixe seu e-mail para receber conteúdos exclusivos e com prioridade.

100% livre de spam.
 

Você precisa entregar o orçamento do seu projeto? Mas como montar o orçamento? O que você deve levar em consideração? Como o orçamento deve ser composto? Leia este post e saiba como fechar o orçamento de um projeto.

 
O orçamento do projeto é definido no processo 7.3 – “determinar orçamento“, do PMBOK, guia de melhores práticas. Neste processo é definida a linha de base de custos do projeto, conforme imagem abaixo:
 

 

A linha de base de custos inclui apenas os fundos autorizados para o projeto, excluído a reserva gerencial. Esta reserva é destinada aos riscos não identificados no planejamento e durante o projeto, sendo controlado pela gerência. Veja abaixo, como o orçamento de um projeto é constituído.
A linha de base de custos é calculada através da técnica de agregação, na qual soma as estimativas de custos dos pacotes de trabalho da EAP e a reserva de contingência para os riscos do projeto. Vejo o exemplo abaixo:

 

 
Para entregar o orçamento do seu projeto, você precisa fechar a linha de base de custos e incluir a reserva gerencial. Ou seja, você precisa listar os custos de todas as atividades do seu projeto e também a reserva de contingência, a qual está baseada nos riscos conhecidos do projeto.

 

Organizada em fases no tempo, a linha de base de custos segue o cronograma, o que permite fazer comparações entre os gastos reais e os gastos estimados, sendo possível identificar desvios e providenciar correções. Esta comparação é conhecida como curva S. Leia mais sobre Curva S em um dos posts anteriores.

 
Por fim, a Linha de base de custos do projeto é obtida através dos custos das atividades mais a reserva de contingência e o orçamento do projeto é composto pela linha de base dos custos e a reserva gerencial.
 
Quer saber mais sobre reserva gerencial e reserva de contingência? Não perca os próximos posts do Radar de Projetos e fique à vontade para sugerir novos temas.
 
Te vejo na próxima!
 
Um forte abraço. 

Baixe GRATUITAMENTE sua planilha de plano de ação para controlar suas atividades  

100% livre de spam.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta


*


*


2 Comentários

  • Grabiela, grato pela exposição objetiva e clara.
    Abraços!!!

  • Bom dia Serdrumasher,
    Obrigada pelo feedback!
    Fique à vontade para sugerir novos assuntos.

    Forte abraço
    Gabriela Sabino

  • NÃO PERCA MAIS NENHUMA NOVIDADE!

    Deixe seu e-mail para receber conteúdos exclusivos e com prioridade.

    100% livre de spam.