No post anterior, foram apresentados os conceitos do Gerenciamento do Valor Agregado (GVA). Lembrando que o GVA é uma técnica que integra escopo, tempo e custo, fazendo comparações entre o planejado e realizado, com o objetivo de medir o desempenho e o progresso do projeto.
Com o intuito de facilitar o entendimento dos novatos na utilização do GVA, o Radar de Projetos criou a calculadora GVA, na qual você pode fazer o cálculo do desempenho de todo o projeto, listando atividade por atividade, ou simplesmente informar o valor total planejado e realizado do projeto em uma única linha.
Algumas células da planilha estão protegidas para evitar que a fórmula seja modificada. Apenas as células de preenchimento estão desbloqueadas.
Para utilizar a calculadora GVA do Radar de Projetos, você deverá ter os seguintes campos obrigatórios preenchidos:
Atividade
Prazo inicial
Prazo final
% concluído
ONT – Orçamento
CR – Custo real
Inserindo os valores acima, você poderá obter automaticamente o desempenho e o progresso do projeto através dos indicadores abaixo , sem precisar fazer nenhum cálculo.
IDP – Índice de Desempenho de Prazo
IDC – Índice de Desempenho de Custos
VP – Valor Planejado (PV)
VA – Valor Agregado (EV)
CR – Custo Real (AC)
ONT – Orçamento no Término (BAC)
% Concluído
% Gasto
VC – Variação de Custos (CV)
VPR – Variação de Prazo
ENT – Estimativa para Término (EAC)
VNT – Variação no Término (VAC)
IDPT – Índice de Desempenho para Término (TCPI)
EPT – Estimativa para Terminar (ETC)
Se você ainda não está familiarizado com as siglas ou conceitos apresentados aqui, sugiro que você leia o post anterior Conceitos básicos sobre o Gerenciamento do Valor Agregado.
Dicas de preparação para o exame PMP / CAPM
Utilize a calculadora GVA do Radar para o estudo das provas da certificação CAPM e PMP, pois ela o auxiliará como apoio na validação de cálculos.
Links para Download:
Deixe suas dúvidas, críticas e sugestões nos comentários ou envie um e-mail para [email protected]
Um forte abraço.
Deixe um comentário