Pontos de atenção na utilização do PDCA

Tempo de leitura: 2 min

Escrito por Gaby Sabino

NÃO PERCA MAIS NENHUMA NOVIDADE!

Deixe seu e-mail para receber conteúdos exclusivos e com prioridade.

100% livre de spam.

É fácil aplicar o PDCA? Posso pular alguma etapa do ciclo e adaptar a realidade da minha empresa? O que devo me atentar ao iniciar o ciclo PDCA? Respostas a estes questionamentos e dicas sobre PDCA você encontrará neste post.

Conforme dito no post anterior, PDCA é um método, não podendo ser adaptado como metodologia. Devemos percorrer o ciclo do PDCA de forma contínua e ininterrupta, persistindo na ordem das etapas, sem saltar nenhuma. Caso o ciclo seja interrompido, não haverá a efetividades das ações e esforços anteriores. Algumas situações que devem ser evitadas ao se utilizar o PDCA:

Fazer sem planejar

Criar um plano de ação sem detalhamento e sistemática para monitoramento e controle, dando início ao percurso do ciclo do PDCA. Ou seja, improvisar para iniciar o ciclo do PDCA.

Parar após uma volta

Cada vez que um problema e identificado e solucionado, o processo feito no ciclo PDCA passa para um novo patamar de qualidade. Caso o problema ainda não tenha sido resolvido por completo, não pare. Continue até a resolução do problema e mudança de patamar da qualidade.

Fazer e não checar

Trata-se de uma displicência e estagnação, onde há planejamento, execução e atuação corretiva sem uma prévia análise da execução.

Um bom plano de ação ajuda no monitoramento e acompanhamento das atividades.

Template Plano de Ação Radar de Projetos

Faço o download deste template já, clicando aqui.

Não agir corretivamente

Trata-se de uma estratégia do desperdício, pois há planejamento, execução, verificação, porém se o problema não for resolvido por completo eu não atuo corretivamente.

Não ter pessoal qualificado ou que não domine o método

Para obtenção do resultado almejado, é necessário que o executor do ciclo seja qualificado e conheça o método para que o ciclo possa ser percorrido com mais efetividade.

Ressalto que para aumentar a eficiência do ciclo PDCA é necessário evitar as situações pontuadas acima e utilizar o PDCA em conjunto com as outras ferramentas da qualidade, tais como, a Análise SWOT, 5W2H, Espinha de Peixe, 5W2H – Plano de ação, Brainstorming, dentre outras.

Faça o download do template plano de ação | Baixe o e-book grátis

Consulte as páginas a seguir: Vídeos de conceito em GP, Downloads e artigos do Radar de Projetos e conheça as ferramentas que podem te ajudar a percorrer o ciclo PDCA.

Posts relacionados

O que é um Plano de Ação?

E-book Manual do Plano de Ação

Como criar um plano de ação de forma simples e descomplicada?

Forte Abraço

Gaby Sabino

Baixe GRATUITAMENTE sua planilha de plano de ação para controlar suas atividades  

100% livre de spam.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta


*


*


Seja o primeiro a comentar!

NÃO PERCA MAIS NENHUMA NOVIDADE!

Deixe seu e-mail para receber conteúdos exclusivos e com prioridade.

100% livre de spam.