Como conduzir uma sessão de lições aprendidas?

Tempo de leitura: 2 min

Escrito por Gaby Sabino

NÃO PERCA MAIS NENHUMA NOVIDADE!

Deixe seu e-mail para receber conteúdos exclusivos e com prioridade.

100% livre de spam.
Este é mais um post da série de lições aprendidas e falaremos sobre como conduzir uma sessão de lições aprendidas. Como apresentado nos posts anteriores, é recomendado coletar as lições aprendidas ao longo do projeto. Mas, como conduzir uma sessão de coleta de lições aprendidas?  Quem é o responsável por esta reunião? Leia o post e fique por dentro do tema lições aprendidas.
 
 
O gerente do projeto é o responsável pela condução da coleta de lições aprendidas. A reunião de registro das lições aprendidas utiliza os mesmos princípios de uma reunião de brainstorming, devendo durar no máximo 1 hora.
 
O GP deve criar uma ambiente acolhedor para o intercâmbio de experiências, pois este é o momento de todos aprenderem com os acertos e equívocos. Lembrando que, lições aprendidas não são positivas nem negativas, são construtivas.
 
Nestas sessões é importante que seja ressaltado que o foco deve ser nos processos, e não nos culpados. É importante que o líder motive os participantes a não culpar as pessoas e nem a empresa.
 
As lições devem ser inseridas com o objetivo claro e a causa raiz do problema, para que possam ser evitados os mesmos erros no futuro. Lembrando que, outras pessoas que não participaram do projeto, poderão ler o documento, e uma linguagem clara facilitará o entendimento.
 
As lições devem ser inseridas no template padrão, definido pelo Escritório de Projetos/PMO ou por outro departamento da organização, de forma estruturada. Geralmente um registro de lições aprendidas deve conter pelo menos os pontos abaixo:
 
          O evento – (O que ocorreu?)
          A(s) causa(as) – Por que ocorreu?)
          O impacto (Qual foi a consequência?)
          O futuro (Qual é a sugestão para os próximos projetos?)
 
O documento final da sessão deve ser compartilhado com os participantes com o intuito de  se certificar que não há mais nenhuma lição aprendida para ser registrada.
 
O gerente do projeto deve fazer os ajustes no documento, caso necessário. Se o projeto foi finalizado, o documento deve ser encaminhado ao Escritório de Projetos/PMO.
 
 
Não perca os próximos post do Radar de Projetos e saiba mais sobre lições aprendidas e boas práticas em condução de reuniões.
 
 
Posts relacionados:
Como e quando documentar as lições aprendidas de um projeto?
Processo ideal para lições aprendidas
 
 
 
Fonte:
http://www.profissionaisti.com.br/2014/09/aimportanciadaslicoesaprendidasemprojetos/

Baixe GRATUITAMENTE sua planilha de plano de ação para controlar suas atividades  

100% livre de spam.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta


*


*


Seja o primeiro a comentar!

NÃO PERCA MAIS NENHUMA NOVIDADE!

Deixe seu e-mail para receber conteúdos exclusivos e com prioridade.

100% livre de spam.