Procurando templates prontos para aumentar a produtividade?

Quero saber mais!

Como e quando documentar as lições aprendidas de um projeto?

Tempo de leitura: 2 min

Escrito por Gaby Sabino

NÃO PERCA MAIS NENHUMA NOVIDADE!

Deixe seu e-mail para receber conteúdos exclusivos e com prioridade.

100% livre de spam.
Neste post, atendendo a pedidos dos leitores do Radar de Projetos, darei continuidade a série publicada no ano passado sobre lições aprendidas. No segundo post da série, você terá algumas dicas de como documentar as lições aprendidas de seu projeto.
 
Caso você esteja ouvindo falar sobre lições aprendidas agora, sugiro que leia o post “Lições aprendidas: Qual a sua importância?“.

 

Muitos gerentes de projetos costumam registrar as lições aprendidas no final do projeto, alguns com sua equipe, outros individualmente. E a maioria não faz registros de lições aprendidas. É recomendado que o gerente do projeto registre as lições aprendidas ao longo do projeto com o apoio da sua equipe. Devido aos recursos serem alocados em outro projeto, antes do término de um dos projetos, o processo de captura das informações acaba sendo afetado. Sem contar que, em um projeto de 2 anos, os envolvidos podem não se recordar do que aconteceu no início do projeto ou muitos recursos podem ter sido alocados temporariamente e tiveram suas lições para contribuir.
 
Mas é necessária uma reunião periódica para tratar de lições aprendidas? 
 
Não é necessária. Você pode utilizar suas reuniões de acompanhamento do projeto para mapeamento das lições aprendidas. Outra técnica que você pode utilizar é o envio de um aos principais envolvidos do projeto com perguntas básicas, tais como:
 
          Em linhas gerais, o que deu certo e o que não deu certo nesta fase do projeto? Por quê?
          Como a equipe reagiu? O que poderia ter sido feito de forma diferente?
 
Você pode definir uma periodicidade para envio do e-mail ou pauta na reunião de acompanhamento do projeto para coleta de lições aprendidas.  Por exemplo, na última reunião de acompanhamento do mês, vocês irão registrar as lições aprendidas. 
 
Ressalto que, o documento lições aprendidas é vivo e deve ser atualizado ao longo do projeto.
 
Quer saber mais sobre lições aprendidas? Não perca os próximos posts!
 
 
Post Relacionado:
 
 
Fonte:
http://www.profissionaisti.com.br/2014/09/aimportanciadaslicoesaprendidasemprojetos/

Posts relacionados:

Lições aprendidas: Qual sua importância?

Como e quando documentar as lições aprendidas de um projeto?

Processo ideal para lições aprendidas

Como conduzir uma sessão de lições aprendidas?

Como obter sucesso na implantação de lições aprendidas  

Fonte: http://www.profissionaisti.com.br/2014/09/aimportanciadaslicoesaprendidasemprojetos/

Baixe GRATUITAMENTE sua planilha de plano de ação para controlar suas atividades  

100% livre de spam.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta


*


*


Seja o primeiro a comentar!

NÃO PERCA MAIS NENHUMA NOVIDADE!

Deixe seu e-mail para receber conteúdos exclusivos e com prioridade.

100% livre de spam.