Procurando templates prontos para aumentar a produtividade?

Quero saber mais!

Como obter sucesso na implantação de lições aprendidas

Tempo de leitura: 2 min

Escrito por Gaby Sabino
em 02/05/2016

NÃO PERCA MAIS NENHUMA NOVIDADE!

Deixe seu e-mail para receber conteúdos exclusivos e com prioridade.

Rate this post
Para os leitores que estão acompanhando a série sobre lições aprendidas, o post de hoje é sobre como obter sucesso na implantação de lições aprendidas em uma organização. Sua empresa possui um processo de coleta e utilização de lições aprendidas? Leia o post e saiba mais sobre lições aprendidas.
 
 
Para se obter sucesso na implantação de um processo de lições aprendidas, é primordial que alguns pontos sejam seguidos e principalmente que haja o apoio do patrocinador durante a implantação. Veja a seguir o que deve ser feito para obtenção de sucesso na implantação de lições aprendidas:
 
Conscientizar os membros da organização
É essencial quebrar o paradigma de que registrar de lições aprendidas é uma perda de tempo, sendo algo burocrático que ninguém utiliza. Para que o processo funcione, é necessário que a alta liderança esteja engajada e reconheça o valor das lições aprendidas para a organização e motive os colaboradores a utilizar os registros de lições aprendidas.
 
Coletar e registrar experiências
Como dito nos posts anteriores, esta tarefa parece demanda um grande esforço por parte da equipe, esforço este que é considerado com perda de tempo. É papel do gerente do projeto , motivar a equipe a documentar suas experiências e lições aprendidas. Há alguns técnicas que podem auxiliar você GP. Leia os post “como e quando documentar as lições aprendidas de um projeto” e “Como conduzir uma sessão de lições aprendidas” e colete as lições aprendidas de seu projeto com eficiência.
 
Analisar sucessos e fracassos
“Não basta apenas registrar e catalogar as lições aprendidas, é necessário também que essas lições sejam entendidas e analisadas”. Se não houver uma análise, os problemas ou erros acontecerão novamente. É importante que, o GP detecte quais ações contribuíram para bons resultados e quais erros ou problemas precisam adotar medidas de melhoria no processo.
 
 
Disseminar o conhecimento
Não basta documentar as lições aprendidas, é preciso compartilhar estas informações com a organização. Comece a compartilhar as lições aprendidas de outros projetos similares com sua equipe, para que possam compreender o valor do documento para outros projetos. Lembrando que ao final do projeto, o documento com as lições aprendidas deve ser entregue ao PMO ou departamento responsável pelo repositório de documentação e ativos de processos organizacionais.
 
Manter atualizados os registros
É essencial que todos da organização entendam que o processo de registrar as lições aprendidas deve ser cíclico, ou seja, deve ser constantemente atualizado e compartilhado com o Escritório de Projetos.
 
liçoesaprendidas_radardeprojetos
liçoesaprendidas_radardeprojetos

Lembre-se que o apoio do patrocinador é fundamental para o sucesso da implantação de lições aprendidas!  

Fique atento aos próximos posts do Radar de Projetos e confira o template do registro de lições e do Banco de lições aprendidas.  

Te vejo no próximo post!    

Posts relacionados:

Lições aprendidas: Qual sua importância?Como e quando documentar as lições aprendidas de um projeto?

Processo ideal para lições aprendidas

Como conduzir uma sessão de lições aprendidas?    

Fonte:  http://www.youwilldobetter.com/2009/02/licoes-aprendidas-valiosas-informacoes/

Baixe GRATUITAMENTE o planilha PLANO DE AÇÃO 5W2H para controlar suas atividades!

Download grátis
100% livre de spam.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

NÃO PERCA MAIS NENHUMA NOVIDADE!

Deixe seu e-mail para receber conteúdos exclusivos e com prioridade.