Por quais razões devemos utilizamos?
Para identificar as informações a respeito das causas de um problema;
Para organizar e documentar as causas potenciais de um efeito ou de uma característica da qualidade;
Visualizar, em conjunto, as causas principais e secundárias de um problema;
Ampliar a visão das possíveis causas de um problema, enriquecendo a sua análise e a identificação de soluções;
Analisar processos em busca de melhorias.
Quais são os benefícios de utilizamos o diagrama de causa e efeito?
Ajuda a aperfeiçoar o processo;
Documenta de forma visual as causas potenciais, que podem ser revistas e atualizadas com facilidade posteriormente;
Provê uma estrutura para o brainstorming;
Ajuda no envolvimento de todos.
- É uma ferramenta estruturada, que direciona os itens a serem verificados para que se chegue a identificação das causas;
- Apesar de existir um esqueleto a ser preenchido, não há restrição às ações dos participantes quanto às propostas a serem apresentadas;
- Evita esquecimento ou análise tendenciosas na investigação de um problema;
- Permite a integração com outras ferramentas da qualidade;
- Fornece um “esqueleto” para outras categorização de causas;
- Não depende de relação/sequenciamento, permitindo identificar causas totalmente independentes entre si mas que geram o mesmo problema ou efeito;
- Permite ter uma visão ampla de todas as variáveis que interferem no bom andamento da atividade, ajudando a identificar a não-conformidade.
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