Procurando templates prontos para aumentar a produtividade?

Quero saber mais!

Solução de problemas com o Diagrama de Causa e efeito

Tempo de leitura: 1 min

Escrito por Gaby Sabino

NÃO PERCA MAIS NENHUMA NOVIDADE!

Deixe seu e-mail para receber conteúdos exclusivos e com prioridade.

100% livre de spam.
Como você soluciona os seus problemas? Você atua na causa raiz do problema? Você já pensou em utilizar o digrama de Causa e Efeito para solucionar algum problema? Leia o post e veja como esta ferramenta pode te ajudar na solução de problemas.
 
 
Também conhecimento como Diagrama Espinha de Peixe, Diagrama de Ishikawa e Diagrama 6M, o diagrama de causa e efeito é uma ferramenta gráfica que permite mapear visualmente as causas de um “efeito” ou problema.
 
O diagrama de espinha de peixe, originalmente desenvolvido pelo professor e engenheiro japonês Kaoru Ishikawa é uma das 7 ferramentas da qualidade, utilizada para o gerenciamento do controle de qualidade e sua composição leva em consideração de que as causas do problemas podem ser classificadas em 6 tipos diferentes de causas principais que afetam os processos (Método, Máquina, Medida, Meio Ambiente, Mão de Obra, Material). 
 
“O Diagrama de causa e efeito apresenta visual e graficamente as causas potenciais dos problemas ocorridos e seus efeitos que impactam diretamente na qualidade do que é produzido. Esta praticidade na leitura facilita o entendimento do processo do ponto de vista do trabalhador da empresa. Além disto, o diagrama de causa e efeito é uma ferramenta que contribui para o aperfeiçoamento do processo, reunindo a equipe e promovendo uma bateria de discussões em torno dela”.
 
O diagrama de Ishikawa pode ser aplicado a qualquer área de trabalho, desde a gestão estratégica até o trabalho de um estagiário com o intuito de identificar todas as causas possíveis de um problema ou visualizar a relação entre a causa e efeito delas decorrentes e suas prioridades.
 
Quer saber mais sobre o diagrama de causa e efeito? Fique atento aos próximos posts do Radar de Projetos e saiba como criar um diagrama de Causa e Efeito, quais são as vantagens e desvantagens de se utilizar este diagrama, o que são significa os 6Ms , dentre outras coisas.
 
Clique aqui e faça o download do template.
 
Te vejo no próximo post!

Baixe GRATUITAMENTE sua planilha de plano de ação para controlar suas atividades  

100% livre de spam.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta


*


*


2 Comentários

  • Aqui é a Bianca De Oliveira, gostei muito do seu artigo tem
    muito conteúdo de valor, parabéns nota 10.

    Visite meu site lá tem muito conteúdo, que vai lhe ajudar.

    1. Que legal Bianca!
      Obrigada pelo feedback.

      Abs.

  • NÃO PERCA MAIS NENHUMA NOVIDADE!

    Deixe seu e-mail para receber conteúdos exclusivos e com prioridade.

    100% livre de spam.