Procurando templates prontos para aumentar a produtividade?

Quero saber mais!

Conhecendo os ativos de processos organizacionais e fatores ambientais da empresa

Tempo de leitura: 5 min

Escrito por Gaby Sabino
em 09/22/2015

NÃO PERCA MAIS NENHUMA NOVIDADE!

Deixe seu e-mail para receber conteúdos exclusivos e com prioridade.

Rate this post
Você já se deparou com a dúvida de que o calendário de recursos da empresa faz parte dos ativos de processos organizacionais ou dos fatores ambientes da empresa? Ou se processo e procedimentos e base de conhecimento corporativo fazem parte do mesmo grupo?  Neste post iremos falar um pouco sobre os ativos de processos organizações e fatores ambientais da empresa. 
 
 
 
Ativos de processos organizacionais são informações, ferramentas, documentos que a organização detém e que poderiam ajudar a planejar e executar os projetos atuais. Estes ativos são atualizados pelas equipes dos projetos ao decorrer dos projetos da organização. De acordo com o PMI, os ativos de processos podem ser divididos em duas categorias:
 

1.Processos e procedimentos
Templates, Processos organizacionais padronizados, politicas e definições de processos.

2.Base de conhecimento corporativo
Informações históricas e base de conhecimento de lições aprendidas

 
Os fatores ambientais da empresa referem-se a qualquer fator no ambiente externo ou externo à organização e que tenha condições fora do controle da equipe do projeto, que pode afetar o sucesso do projeto.
 
 
Os ativos de processos organizações e os fatores ambientais da empresa são entradas recorrentes em todos os processos de iniciação e na maioria dos processos de planejamento do PMBOK, sendo os fatores ambientais apresentado como entrada nos 25 processos e os ativos de processos organizações aparecendo como entrada em 38 processos. Lembrando que o PMBOK 5° edição é composto por 47 processos.
 
Com o conceito em mente, conseguimos exemplificar melhor quais são os ativos de processos e fatores ambientais de cada área de conhecimento. Confira a seguir:
 
INTEGRAÇÃO
 
FATORES AMBIENTAIS DA EMPRESA
ATIVOS DE PROCESSOS
Tolerância a riscos das partes interessadas
Condições de mercado
Cultura e estrutura organizacional
Normas governamentais
Processos e procedimentos da organização para realizar o trabalho
Base de conhecimento corporativo da empresa
Requisitos ou diretrizes para encerramento do projeto
Procedimentos para aprovar e emitir autorizações do trabalho
 
ESCOPO
 
FATORES AMBIENTAIS DA EMPRESA
 ATIVOS DE PROCESSOS
Cultura Organizacional
Condições de mercado
Informações Históricas
Politicas e procedimentos

 

 
TEMPO
 
FATORES AMBIENTAIS DA EMPRESA
 ATIVOS DE PROCESSOS
Disponibilidade de recursos e Skills
Cultura e estrutura organizacional
Politicas, procedimentos e diretrizes relacionadas ao planejamento das atividades
Informações sobre recursos de infraestrutura existentes na organização
Banco de dados de estimativas de duração e de outros dados históricos de referencia disponibilizados pelas organizações e também comercialmente
Ferramentas de geração de cronograma disponíveis para a empresa 
Informações históricas (quais atividades foram necessárias em projetos similares?)
Modelos 
Ferramentas de cronograma
Ferramentas de monitoração a serem usados
Politicas relativas a pessoal e a aluguel ou compra de equipamentos e material
Calendários de projetos
Metodologia de geração de cronogramas
Método de reporte e monitoramento do projeto

 

CUSTOS
 
FATORES AMBIENTAIS DA EMPRESA
 ATIVOS DE PROCESSOS
Condições de mercado
Cultura organizacional
Banco de dados comerciais
Politicas de estimativas e controle de custos
Modelos de estimativas de custos
Informações históricas
Arquivos de projetos anteriores
Lições aprendidas
Ferramentas de controle de custos
Métodos de monitoramento e divulgação dos custos
 
QUALIDADE
 
FATORES AMBIENTAIS DA EMPRESA
 ATIVOS DE PROCESSOS
Regulamentos, norma, regras e diretrizes governamentais especificas de cada área do projeto. (ex: ANATEL, ISO, BNDES)
Politicas e procedimentos e diretrizes de qualidade da empresa
 
RECURSOS HUMANOS
 
FATORES AMBIENTAIS DA EMPRESA
 ATIVOS DE PROCESSOS
Cultura e estrutura organizacional
Recursos humanos existentes
Politicas de administração de recursos
Condições econômicas e de mercado de trabalho
Critérios de avaliação de experiência, custos, interesses, localização , capacidade, disponibilidades, dentre outras coisas da equipe potencialmente disponível.
Modelos de definição de papéis e responsabilidades
Normas, regulamentos ou procedimentos da organização envolvidas com o projeto que controlam as designações de pessoal

 

COMUNICAÇÕES
 
FATORES AMBIENTAIS DA EMPRESA
 ATIVOS DE PROCESSOS
Cultura organizacional
Sistemas de informação de gerenciamento de projetos
Requisitos de comunicação da empresa
Base de conhecimento corporativo
Processos organizacionais padrão
Politicas, procedimento e guias sobre distribuição de informações 
Modelos de relatórios
 
PARTES INTERESSADAS

 

FATORES AMBIENTAIS DA EMPRESA
 ATIVOS DE PROCESSOS
Cultura e estrutura organizacional
Padrões governamentais
Clima politico da organização
Modelos para registro das partes interessadas
Registro das partes interessadas de projetos passados

 

RISCOS
 
FATORES AMBIENTAIS DA EMPRESA
 ATIVOS DE PROCESSOS
Atitudes em relação aos riscos
Tolerância a riscos das partes interessadas
Bando de dados de riscos disponíveis por industrias
Abordagens da organização relativas ao gerenciamento de riscos ( modelos, níveis de autoridade, categorias dos riscos)
Arquivos de projetos anteriores

 

AQUISIÇÕES
 
FATORES AMBIENTAIS DA EMPRESA
 ATIVOS DE PROCESSOS
Condições de mercado
Produtos e serviços disponíveis
Fornecedores, termos e condições 
Tipo de contrato
Politicas, procedimentos e diretrizes relacionados a contratação e a elaboração do plano de aquisições
Lista de fornecedores potenciais
Acordos prévios
Documentação do desempenho do fornecedor

 

Os Fatores Ambientais da Empresa tais como os Ativos de Processos Organizacionais podem ser muito úteis para o planejamento do projeto, aumentando as chances de sucesso no seu projeto. É importante documentarmos todos os acontecimentos importantes de todos os projetos da organização, pois essas informações podem parecer inúteis para o seu projeto, porém pode ser de grande varia para os projetos futuros.

 

Um forte abraço.

 
FONTE: 
Material de Apoio do curso preparatório PMP do Robson Camargo
PMI – Project Management Institute. A guide to the Project management body of knowledge (PMBOK Guide). 5a edição. 2013.
 
 

Baixe GRATUITAMENTE o planilha PLANO DE AÇÃO 5W2H para controlar suas atividades!

Download grátis
100% livre de spam.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

NÃO PERCA MAIS NENHUMA NOVIDADE!

Deixe seu e-mail para receber conteúdos exclusivos e com prioridade.