IPMA – International Project Management Association

Tempo de leitura: 3 min

Escrito por Gaby Sabino

NÃO PERCA MAIS NENHUMA NOVIDADE!

Deixe seu e-mail para receber conteúdos exclusivos e com prioridade.

100% livre de spam.
Leitores do Radar de Projetos, uma série de posts sobre as instituições que apoiam o gerenciamento de projetos será disponibilizada. Iniciando esta série, vocês irão conhecer um pouco do IPMA (International Project Management Association), em português Associação Internacional de Gerenciamento de Projetos.
 
 
A Associação Internacional de Gerenciamento de Projetos (IPMA) é uma instituição sem fins lucrativos , criada na Suíça em 1965 , tendo sua primeira conferência internacional em Viena no ano de 1967. É uma associação mais aceita e reconhecida em países da Europa.

IPMA possui instituições associadas que a representa em outros países. Por exemplo na Inglaterra, a IPMA é representa por APM (Association of Project Management), na Dinamarca a ADPM (Association of Danish Project Management), na China PMRA (Project Management Reseach Commitee), na Australia a AIPM (Australian Institute for Project Management) e aqui no Brasil, a Associação Brasileira em Gerenciamento de Projetos (ABGP) é a única instituição associada que representa a IPMA.

 
Os membros do IPMA são na sua maioria as associações nacionais dedicadas ao gerenciamento de projetos, como as instituições acima. Essas associações afiliadas ao IPMA , presentes em 33 países são responsáveis por:
       – Desenvolver e administrar os seus próprios programas de certificação
       – Implantar de seus respectivos órgãos de certificação
 
O guia de melhores práticas semelhante ao PMBOK (Project Management Body of Knowledge) do PMI (Project Management Institute) é o ICB (IPMA Competence Baseline) e está na versão 3. O ICB possui algumas particularidades e permite que cada país realize alterações necessárias para as certificações, para adequar a realidade de cada país. No Brasil a ABGP possui o RCB (Referencial Brasileiro de Competências) o qual possui alguns processos diferentes do PMBOK.
 
O IPMA é mais forte nos países como Inglaterra, Suécia, Finlândia, Noruega, França e Itália. Pesquisas revelam que no Brasil 90% das certificações IPMA concentram-se em Curitiba e Belo Horizonte. Porém não são muitos certificados.
 
As certificações IPMA são baseadas nas competências:  
 
 
 
Além das competências acima, as certificações IPMA são baseadas também no ICB, sendo necessário passar por um processo criterioso que inclui a avaliação curricular e uma prova com itens eliminatórios, além de uma entrevista pessoal diante de uma banca. Veja a seguir as certificações do IPMA:
 
Nível A
Certified Project Director/ Diretor de Projetos Certificado:
Descrição: Certificação destinada  a comprovar a capacidade de gerenciar portfólio e programas complexos
 
Nível B
Certified Project Manager / Gerente de Projetos Certificado):
Descrição: Certificação destinada a comprovar capacidade de gerenciar projetos complexos. Mínimo de experiência de 5 anos
 
Nível C
Certified Project Manager / Profissional de Gerenciamento de Projetos Certificado):
Descrição:Certificação destinada a comprovar capacidade de gerenciar projetos de baixa complexidade. Mínimo de 3 anos de experiência
 
Nível D – Certified Project Associated / Praticante de Gerenciamento de Projetos Certificado):
Descrição: Certificação destinada a comprovar que o profissional possui conhecimentos de todos os elementos e aspectos do gerenciamento de projetos e é capaz de aplicá‑los em determinados campos do projeto, atuando como um especialista.
 
O IPMA possui uma visão mais internacional e adaptável a cada país, levando em consideração a cultura dos países, fornecendo uma visão clara de processos além de abordar aspectos comportamentais para o gerente de projetos e assuntos fundamentais em qualquer projeto.
 
Está a fim de conhecer mais o sobre o RBC – Referencial Brasileiro de Competências em Gerenciamento de Projetos? O Radar de Projetos trará mais conteúdo sobre esse assunto. Fique atento e confira.
 
Um forte abraço.
 
Referências:
https://klingermenezes.wordpress.com/2007/06/30/pmixipmavamosentenderquemsaoequaissuasprincipaisdiferencas/
http://gestaosistemasdeinformacao.blogspot.com.br/2009/04/gerenciamentodeprojetose.Html
http://pmkb.com.br/sig/padroesframeworks/icbipma/
RBC – Referencial Brasileiro de Competências em Gerenciamento de Projetos

Baixe GRATUITAMENTE sua planilha de plano de ação para controlar suas atividades  

100% livre de spam.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta


*


*


Seja o primeiro a comentar!

NÃO PERCA MAIS NENHUMA NOVIDADE!

Deixe seu e-mail para receber conteúdos exclusivos e com prioridade.

100% livre de spam.