Procurando templates prontos para aumentar a produtividade?

Quero saber mais!

Os P’s do Gerenciamento de projetos

Tempo de leitura: 1 min

Escrito por Gaby Sabino

NÃO PERCA MAIS NENHUMA NOVIDADE!

Deixe seu e-mail para receber conteúdos exclusivos e com prioridade.

100% livre de spam.
Algumas vezes você já deve ter ouvido falar em PMO, PMI, PMP, PMBOK no contexto de gerenciamento de projetos. Afinal, quantos P’s existem no mundo do gerenciamento de projetos? O que são os P’s do gerenciamento de projetos? Neste post você conhecerá um pouco mais sobre os P’s do gerenciamento de projetos.
 
 
Os P’s da gestão de projetos são siglas originadas de termos em inglês. São eles: PMI – Project Management Institute,  PMBOK – Project Management body of Knowledge, PMO –  Project Management Office e PMP – Project Management Professional. A seguir será comentado um pouco de cada um deles.
 
Project Management Institute (PMI)
Instituição internacional sem fins lucrativos que conta com mais de 700.000 membros distribuídos, profissionais certificados e voluntários em praticamente todos os países do mundo que visa aumentar o sucesso das suas empresas, evoluir em suas carreiras e tornar a profissão mais madura.  Sua sede é na Filadélfia, Pensilvânia (EUA)
Certificações do PMI: PMP , CAPM, PgMP, PMI-SP, PMI-RMP, PMI-ACP
 
Project Management body of Knowledge (PMBOK)
Guia de melhores práticas criado pelo PMI contendo contendo a visão global de um conjunto de conhecimentos e boas práticas em Gerenciamento de Projetos. Esta dividido em grupos de processos (Iniciação, Planejamento, Execução, Monitoramento e Controle e Encerramento) e as areas de conhecimento (Integração, Escopo, Tempo, Custos, Qualidade, Partes Interessadas, Riscos, Aquisições, Recursos Humanos e Comunicações).
 
Project Management Office (PMO)
Project Management Office  ou Escritório de Projetos é uma unidade organizacional que centraliza e coordena o gerenciamento de projetos sob seu domínio. Geralmente um PMO reune uma coleção de templates para os projetos , define metodologia e prioriza os projetos. É um local de referência para os gestores, coordenadores, líderes e equipe de projetos. 
 
Project Management Professional (PMP)
Certificação internacional emitida pelo PMI, sendo a certificação mais reconhecida e respeitada em termos mundiais no que tange ao Gerenciamento de Projetos, sendo uma das mais valorizadas e requisitadas por diversas organizações do mercado.

Veja o vídeo abaixo com algumas dicas para você não errar com os significados dos P’s.

Até a próxima!

Baixe GRATUITAMENTE sua planilha de plano de ação para controlar suas atividades  

100% livre de spam.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta


*


*


Seja o primeiro a comentar!

NÃO PERCA MAIS NENHUMA NOVIDADE!

Deixe seu e-mail para receber conteúdos exclusivos e com prioridade.

100% livre de spam.