BAU é um termo muito utilizado na gestão de projetos com as práticas de PRINCE2 e P3O. Você já ouviu falar em BAU? Sabe o que é BAU? Confira este post e saiba o que significa esta sigla.
A sigla BAU é um acrônimo para Business as Usual, que significa negócios, como de costume (negócios de sempre) Ou seja, são as operações do dia-a-dia de uma organização, sendo a maneira como uma empresa normalmente alcança seus objetivos.
Vejamos alguns outros exemplos de BAU:
– Atender chamadas de clientes por telefone, email ou outros meios são tarefas da BAU em um Call Center.
– Funcionários do Guest Services lidando com os hóspedes recebidos em um hotel.
– Uma equipe de suporte de TI dando suporte a uma sistema.
– Dentre outros.
A diferença entre BAU e um projeto, não é fácil de descrever devido aos diferentes contextos que se aplicam. No entanto, o P3O considera um projeto quando se visa mudanças, com início e término definidos. Os projetos devem ter um caso de negócios (Business Case) elaborado para justificá-los. Já as atividades da BAU faz parte da prática comercial normal.
Na visão do P3O, se o que você faz não muda, é provável que a atividade seja BAU. Para ser considerado um projeto ou tarefa de um projeto é necessário haver mudanças e um projeto pode ser formalmente gerenciado por um gerente de projeto ou não.
Deixe um comentário