O que é PDCA, PDSA , DMAIC e DMADV ?

Tempo de leitura: 2 min

Escrito por Gaby Sabino

NÃO PERCA MAIS NENHUMA NOVIDADE!

Deixe seu e-mail para receber conteúdos exclusivos e com prioridade.

100% livre de spam.
O Seis sigma pode ser aplicado através de métodos inspirados no Ciclo PDCA: DMAIC e DMADV. Ainda temos o PDSA. Você já ouviu falar sobre estas siglas? O que significa? Como utilizá-las? Leia e o post e confira.
 
 
Antes de irmos para definição de cada uma das siglas, é importante relembrar porque surgiram e como são utilizadas hoje. Em cenários de crise, redução da demanda e aumento de concorrência, as organizações precisam melhorar sua performance seja através de redução de desperdícios e tempo, como processos efetivos que tragam a satisfação do cliente.
 
Veja a seguir uma perspectiva histórica que mostra esta evolução.
 
 
 
Sendo assim, os modelos de melhoria contínua vem sendo aplicado na grande parte das organizações. Vamos ver a seguir o que significa cada uma daquelas siglas citadas anteriormente e saber como elas funcionam.
 
Para aumentar sua competitividade no mercado, a GE adotou o Seis Sigma como sua principal estratégia gerencial, sendo aplicado por meio do DMAIC e DMADV, os quais estão baseados no método PDCA, o qual tem o foco em melhoria.
 
DMAIC  (DEFINE – MEASURE – ANALYSE – IMPROVE – CONTROL) é o método principal adotado no Seis Sigma, sendo utilizado em projetos de melhorias de processos já existentes. Ele é composto por 5 fases, conforme abaixo:
 
 
 
PDCA (PLAN – DO – CHECK – ACT ou Adjust) é um método iterativo de gestão de quatro passos, utilizado para o controle e melhoria contínua de processos e produtos. É também conhecido como o círculo/ciclo/roda de Deming ou ciclo de Shewhart. Veja a seguir sua definição:
 
 
 
PSDA (PLAN – DO – STUDY- ACT ) é um método iterativo de gestão de quatro passos, utilizado para o controle e melhoria contínua de processos e produtos. É também conhecido como o círculo/ciclo/roda de Deming ou ciclo de Shewhart. Veja a seguir sua definição:
 
 
 
DMADV (DEFINE – MEASURE – ANALYSE – DESIGN – VERIFY ) são as etapas da metodologia Design for Lean Six Sigma, sendo utilizada quando um produto ou processo precisa ser desenvolvido. Veja imagem abaixo:
 
 
 
Todas as metodologias apresentadas promovem um pensamento estratégico e estatístico capaz de incrementar a qualidade, diminuir drasticamente a ocorrência de defeitos e, por consequência, aumentar a lucratividade se utilizadas de forma correta.
 
Quer saber mais sobre estes métodos e metodologias? Não perca os próximos posts.
 
Forte abraço!
Gaby Sabino
 
 
Fonte: 
Curso EDTI
 
 
 

Baixe GRATUITAMENTE sua planilha de plano de ação para controlar suas atividades  

100% livre de spam.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta


*


*


Seja o primeiro a comentar!

NÃO PERCA MAIS NENHUMA NOVIDADE!

Deixe seu e-mail para receber conteúdos exclusivos e com prioridade.

100% livre de spam.