No post de hoje falaremos um pouco sobre os papéis e funções do Lean Six Sigma, qual é a diferença entre os belts e muito mais. Não percam!
Como vocês viram no post anterior, Lean Six Sigma é uma metodologia que visa melhorar o desempenho através da eliminação do desperdício e das causas de defeitos nos processos administrativos, resolvendo problemas e melhorando os processos de forma rápida e eficiente.
O Lean Six Sigma utiliza vários métodos e ferramentas, incluindo o sistema de “belts” / cinturões , como nas artes marciais (Green Belt, Yellon Belt, etc). Este “belts” permite que cada um saiba seu papel nos projetos e sejam especialistas dentro da empresa.
Isto faz com que as equipes de projeto Lean Six Sigma trabalharem tão bem, permitindo que os membros da equipe conheçam seu papel geral em um projeto e o que eles podem esperar e buscar de evolução na sua trajetória profissional.
Conheça agora os papéis e funções dentro do Lean Six Sigma:
White Belt (WB)
Seu papel e entender os conceitos básicos de melhoria e auxiliar a equipe na execução dos projetos.
Yellow Belt (YB)
Tem o papel de participar em projetos 6-Sigma como integrante e pode liderar esforços de baixa complexidade.
Green Belt (GB)
Sua principal função é liderar projetos de média complexidade e geralmente precisa da orientação de um Black Belt. Normalmente dedica-se a outras funções além de projetos de melhoria.
Black Belt (BB)
Seu papel é liderar projetos de alta complexidade e orientar e treinar times de melhoria.
Master Black Belt (MBB)
Este treina e orienta BB e GB, além disso ajuda no desenvolvimento das estratégias dos
projetos e funciona como um consultor (sensei) dos projetos.
Champion (Patrocinador)
Seu papel é apresentar a visão, missão e metas da empresa, para auxiliar os belts no alinhamento e identificação dos projetos. É responsável pela identificação dos recursos e ajuda na superação das dificuldades organizacionais.

É essencial que cada membro da equipe saiba exatamente quais tarefas são responsáveis nos projetos Seis Sigma. Caso haja sobreposição de papéis e responsabilidades, algumas tarefas podem não estar sendo executadas, causado uma confusão na equipe.
No entanto, se as funções e responsabilidades estiverem claramente definidas, cada tarefa terá um proprietário responsável e o projeto será executado sem problemas.
Espero que tenha gostado!
Agradecemos por ler o nosso artigo e esperamos vê-lo em nossas redes sociais em breve. Juntos, podemos continuar aprendendo, compartilhando e inspirando uns aos outros. Até lá!
Instagram: @radardeprojetos
Pinterest: @radardeprojetos
Youtube: @radardeprojetos
Meu livro: Implantando um PMO de Sucesso
KPI FLIX: Seu streaming de templates prontos
Página Download: Template prontos gratuitos e pagos
Vejo vocês no próximo post.
Forte abraço!
Gaby Sabino
Fonte:
Escola EDTI