Dando continuidade a série sobre lições aprendidas, o post de hoje abordará o processo ideal para documentar as lições aprendidas. Você sabe qual é o fluxo das lições aprendidas em um projeto? Leia o post e descubra!
Muitos gerentes de projetos ou envolvidos nos projetos não compreendem o papel das lições aprendidas e acham que é algo burocrático, onde são criados registros que ninguém da organização vai utilizar posteriormente.
As melhores práticas sugerem que, antes de iniciar o planejamento de seu projeto, é necessário que você verifique se há registros de lições aprendidas de outro projeto semelhante.
Veja a seguir o fluxo ideal das lições aprendidas:

Note que, a coleta de lições de aprendidas de seu projeto é essencial para o início de um projeto futuro. Ao iniciar um projeto, procure os registros de lições aprendidas de outro projeto semelhante.
Por que enfrentar os mesmos erros ou problemas que outras pessoas já vivenciaram? Por que não se beneficiar da experiência de outros?
Após o início do seu projeto, é esperado que você colete as lições aprendidas ao longo do projeto para que possam ser armazenados nos ativos de processos organizacionais da sua empresa.
Dicas de preparação para o exame PMP/ CAPM
O registro das lições aprendidas é uma entrada e também uma saída nos processos de gerenciamento de projetos, sendo um documento vivo que deve ser atualizado ao longo do projeto.
Quer saber mais sobre lições aprendidas? Não perca os próximos posts!
Agradecemos por ler o nosso artigo e esperamos vê-lo em nossas redes sociais em breve. Juntos, podemos continuar aprendendo, compartilhando e inspirando uns aos outros. Até lá!
Instagram: @radardeprojetos
Pinterest: @radardeprojetos
Youtube: @radardeprojetos
Meu livro: Implantando um PMO de Sucesso
KPI FLIX: Seu streaming de templates prontos
Página Download: Templates Grátis