O processo de tomada de decisão é um dos fatores mais críticos nos projetos. O gerente de projetos é o responsável pelas decisões de projeto. Apesar de fazermos isso intuitivamente desde que nascemos, existem métodos e metodologias para análise e tomada de decisão.
Uma das principais responsabilidades do gerente de projeto é assegurar que a melhor decisão seja tomada em tempo hábil.
As técnicas de decisão em grupo têm por finalidade fazer com que grupos de especialistas discutam um determinado assunto e estimem múltiplas alternativas de como a chegar à melhor solução. Essas técnicas podem ser usadas para gerar, classificar e priorizar os requisitos. O PMBOK apresenta as que se destacam:
Decisão por unanimidade
Todos os membros do grupo aceitam uma única escolha. A técnica Delphi é utilizada como forma de alcançar o a unanimidade através de questionários anônimos respondidos por especialistas.
Decisão por maioria
Mais de 51% dos membros do grupo decidem por uma escolha. O grupo geralmente é formado por um número impar de pessoas para assegurar que não haverá empate.
Pluralidade
O maior subgrupo do grupo define uma escolha quando não há decisão por maioridade. Este grupo é geralmente utilizado quando há mais de duas opções a serem escolhidas.
Decisão ditatorial
O alguém faz a escolha pelo grupo, geralmente o patrocinador ou gerente do projeto.
Após a tomada de decisão, o Gerente do Projeto ainda precisa garantir que o que foi decido será implantado corretamente, respeitando sua ordem de prioridade e refletindo os objetivos do projeto.
Referências:
NOCERA, Rosaldo de Jesus. Gerenciamento de Projetos – Teoria e Prática. Santo André, RJN Books, 2009
PMI – Project Management Institute. A guide to the Project management body of knowledge (PMBOK Guide). 5a edição. 2013.
NOCERA, Rosaldo de Jesus. Gerenciamento de Projetos – Teoria e Prática. Santo André, RJN Books, 2009
PMI – Project Management Institute. A guide to the Project management body of knowledge (PMBOK Guide). 5a edição. 2013.
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