Você já pensou em medir a maturidade do seu PMO? Como medir a maturidade de um Escritório de Projetos? Por que devo medir a maturidade do meu PMO? Para que serve a mensuração de maturidade do PMO ou P3O? Avaliação de maturidade em gerenciamento de projeto é a mesma coisa que avaliação de maturidade de um PMO? Leia este post e confira.
As organizações que implantaram uma estrutura padronizada de PMO ou P3O percebem melhoras em seus resultados e entregas. Mas como mensurar este desempenho? Como mostrar que com a implantação de um PMO ou P3O a organização saiu de um patamar e foi para outro e está em constante evolução?
Para mostrar o desempenho de um PMO, podemos utilizar modelos de avaliação de maturidade. Esta avaliação por ser através de um diagnóstico de uma consultoria externa ou através de profissionais qualificados da própria organização. É necessário escolher um modelo que mais se adequa ao momento da sua organização. Recomenda-se ter uma periodicidade de mensuração para que possa ser traçadas metas de evolução.
Mas o modelo de maturidade em gestão de projeto é o mesmo que modelo de maturidade de um PMO? A resposta é NÃO! Porém os modelos se completam.
Um modelo de maturidade em gestão de projetos visa avaliar o quão hábil uma organização está para gerenciar seus projetos. Já no modelo de maturidade do PMO, o intuito é medir a evolução das entregas no PMO para organização.
Com o resultado de ambos os modelos, é possível definir o melhor caminho para que os objetivos traçados inicialmente sejam alcançados com sucesso, através do entendimento das reais barreiras e limitações de cada nível.
Sendo assim, com o entendimento de qual nível estamos e onde queremos chegar, com o caminho traçado, será possível aumentar a produtividade geral e o nível de satisfação dos envolvidos , visando a melhoria contínua dos processos da organização.
Segue uma lista dos principais modelos de mensuração da maturidade em gestão de projetos e da maturidade de um PMO:
– CMM (Capability Maturity Model) e CMMI (Capability Maturity Model Integration)
– OPM3 (Organizational Project Management Maturity Model)
– PMMM (Project Management Maturity Model)
– P3M3 (Portfolio, Programme and Project Management Maturity Model)
– KPMMM (Kerzner Project Management Maturity Model)
– MMGP (Modelo de Maturidade em Gerenciamento de Projetos)
– Project Framework
– Modelo Berkeley – Project Management Process Maturity (PM²) Model
– PMO Value Ring (PMO Maturity Cube)
– MPS.BR – Melhoria de Processo de Software Brasileiro
– Dentre outros.
Nos próximos post falaremos um pouco mais de cada um. Não percam!
Se você quer saber mais sobre implantação de Escritório de Projetos, conheça meu livro Implantando um PMO. O mesmo está disponível na versão Física e Digital:
Livro Físico: Implantando um PMO de Sucesso
Livro Digital: Implantando um PMO de Sucesso
Posts relacionados:
Fonte:
Deixe um comentário