O Seis sigma pode ser aplicado através de métodos inspirados no Ciclo PDCA: DMAIC e DMADV. Ainda temos o PDSA. Você já ouviu falar sobre estas siglas? O que significa? Como utilizá-las? Leia e o post e confira.
Antes de irmos para definição de cada uma das siglas, é importante relembrar porque surgiram e como são utilizadas hoje. Em cenários de crise, redução da demanda e aumento de concorrência, as organizações precisam melhorar sua performance seja através de redução de desperdícios e tempo, como processos efetivos que tragam a satisfação do cliente.
Veja a seguir uma perspectiva histórica que mostra esta evolução.
Sendo assim, os modelos de melhoria contínua vem sendo aplicado na grande parte das organizações. Vamos ver a seguir o que significa cada uma daquelas siglas citadas anteriormente e saber como elas funcionam.
Para aumentar sua competitividade no mercado, a GE adotou o Seis Sigma como sua principal estratégia gerencial, sendo aplicado por meio do DMAIC e DMADV, os quais estão baseados no método PDCA, o qual tem o foco em melhoria.
DMAIC (DEFINE – MEASURE – ANALYSE – IMPROVE – CONTROL) é o método principal adotado no Seis Sigma, sendo utilizado em projetos de melhorias de processos já existentes. Ele é composto por 5 fases, conforme abaixo:
PDCA (PLAN – DO – CHECK – ACT ou Adjust) é um método iterativo de gestão de quatro passos, utilizado para o controle e melhoria contínua de processos e produtos. É também conhecido como o círculo/ciclo/roda de Deming ou ciclo de Shewhart. Veja a seguir sua definição:
PSDA (PLAN – DO – STUDY- ACT ) é um método iterativo de gestão de quatro passos, utilizado para o controle e melhoria contínua de processos e produtos. É também conhecido como o círculo/ciclo/roda de Deming ou ciclo de Shewhart. Veja a seguir sua definição:
DMADV (DEFINE – MEASURE – ANALYSE – DESIGN – VERIFY ) são as etapas da metodologia Design for Lean Six Sigma, sendo utilizada quando um produto ou processo precisa ser desenvolvido. Veja imagem abaixo:
Todas as metodologias apresentadas promovem um pensamento estratégico e estatístico capaz de incrementar a qualidade, diminuir drasticamente a ocorrência de defeitos e, por consequência, aumentar a lucratividade se utilizadas de forma correta.
Quer saber mais sobre estes métodos e metodologias? Não perca os próximos posts.
Forte abraço!
Gaby Sabino
Fonte:
Curso EDTI
Deixe um comentário