Quais são os modelos de P3O?

Tempo de leitura: 2 min

Escrito por Gaby Sabino

NÃO PERCA MAIS NENHUMA NOVIDADE!

Deixe seu e-mail para receber conteúdos exclusivos e com prioridade.

100% livre de spam.
Hoje iremos entender melhor o que é um P3O, de onde vem esta sigla, quais são suas principais funções e muito mais. Leia o post e confira.

A sigla P3O vem das palavras Portfolio, Programme and Project Office, ou seja um PMO ( Escritório de Projetos, Programas e Portfólio), criado pelo Governo Britânico para melhorar o acompanhamento e tomada de decisão em relação a suas iniciativas de mudanças, hoje pertencente à AXELOS.

O P3O é definido como um modelo de negócios de suporte e facilitador de decisão para todas as mudanças nos negócios dentro de uma organização. Ou seja, um PMO. 
 
Pode ter uma estrutura física ou virtual (únicas ou múltiplas). Trata-se de uma estrutura de escritórios (permanentes e/ou temporários) que fornece uma combinação de funções e serviços centrais e localizados, integração com arranjos de governança e os negócios mais amplos, como outras funções de suporte corporativo.

 

 

De acordo com o guia P3O, podemos ter os modelos abaixo para os Escritórios:
 
 
Veja a seguir o que seria cada modelo citado acima.
 
Escritório de portfólio da organização | Escritório portfólio HUB
Estes modelos visam garantir o investimento através de iniciativas certas, alinhado à estrutura de governança corporativa, tendo contato direto com o conselho de administração.
 
Escritório do programa
O objetivo deste modelo é garantir que o escopo seja claramente entendido, ou seja, visa coordenar as comunicações, facilitando o desenvolvimento de planos, administrando auditorias, mantendo registros e informações atualizadas, acompanhando os benefícios e identificando as dependências e riscos entre os projetos.
 
Escritório do projeto
Este modelo visa garantir que o escopo seja claramente entendido, além de coordenar as comunicações, facilitar o desenvolvimento de planos, manter registros e informações atualizados e  exercer atividades demandas pelo Escritório do programa, realizando multitarefa entre Escritório do projeto e Escritório do programa.
 
Centro de Excelência (COE)
Este modelo tem o objetivo de garantir a consistência, garantindo que os padrões fornecidos estão sendo utilizados, através de auditoria. Este modelo também fornece ferramentas, treinamento, métodos, além de fornecer meios para capturar lições e compartilhar.

 

 

Para selecionar o melhor modelo para sua organização, é necessário avaliar o ambiente organizacional e seu contexto, necessidades do negócio, maturidade, número de projetos e programas, dentre outros.
 
Fique por dentro do framework P3O no Radar de Projetos! Não percam os próximos posts!
 
Forte abraço.
 

Fonte:
http://athem.pt/voce-conhece-o-p3o-ja-ouviu-falar/
http://www.radardeprojetos.com.br/2019/04/o-que-e-p3o.html
http://www.radardeprojetos.com.br/2019/05/certificacao-p3o.html

Baixe GRATUITAMENTE sua planilha de plano de ação para controlar suas atividades  

100% livre de spam.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta


*


*


Seja o primeiro a comentar!

NÃO PERCA MAIS NENHUMA NOVIDADE!

Deixe seu e-mail para receber conteúdos exclusivos e com prioridade.

100% livre de spam.