Neste post apresentarei uma técnica de resolução de problemas simples, a qual ajudará você a chegar à raiz de um problema rapidamente.
Esta técnica desenvolvida originalmente pela Toyota, e popularizada na década de 1970, a qual consiste em fazer no mínimo 5 vezes a pergunta “porque” antes de partir para a ação. É uma técnica utilizada no mundialmente para identificação de causas primárias de um problema ou defeito, podendo ser aplicada em qualquer tipo de negócio.
A sua premissa básica dessa técnica é perguntar 5 vezes o porque de um problema estar ocorrendo, sempre associando a pergunta seguinte à resposta anterior para então chegar à causa raiz. Veja o exemplo a seguir:

Nem sempre a causa de um problema é tão visível ou fácil de ser encontrada, mas podemos ser efetivos na solução do problema utilizando algumas ferramentas para identificação de causa raiz, tais como: diagrama de causa e efeito, brainstorming, dentre outras.
Conheça outras ferramentas de apoio à gestão aqui no Radar de Projetos.
Baixe o template a leia o próximo post sobre como usar a ferramenta.
Forte Abraço.
Agradecemos por ler o nosso artigo e esperamos vê-lo em nossas redes sociais em breve. Juntos, podemos continuar aprendendo, compartilhando e inspirando uns aos outros. Até lá!
Instagram: @radardeprojetos
Pinterest: @radardeprojetos
Youtube: @radardeprojetos
Meu livro: Implantando um PMO de Sucesso
KPI FLIX: Seu streaming de templates prontos
Página Download: Templates Grátis