Ferramentas básicas da qualidade

Tempo de leitura: 3 min

Escrito por Gaby Sabino

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O gerenciamento da Qualidade é uma das 10 Áreas de Conhecimento necessárias para se gerenciar um projeto. Os princípios e os processos da gestão da qualidade têm sido bastante discutidos devido à sobrevivência das organizações em um mercado altamente competitivo. Desta forma, as 7 ferramentas básicas da qualidade serão apresentadas a vocês neste post.
Antes de conhecermos as ferramentas da qualidade é importante entender o conceito de qualidade. O que é ter qualidade para você? De acordo o dicionário Aurélio, qualidade é “Maneira de ser boa ou má de uma coisa; Superioridade, excelência; Caráter, índole; Atributo, modalidade, virtude, valor;  …”. Ou seja ter qualidade é entregar o prometido e atender as necessidades reais.
As ferramentas da qualidade são técnicas que utilizamos com a finalidade de solucionar problemas da qualidade através de mensurações, análises e propostas de soluções. Elas permitem o maior controle dos processos ou melhorias na tomada de decisões.
As ferramentas devem identificadas adequadamente para cada tipo de problema a ser solucionado.
Quais são as 7 Ferramentas da Qualidade?
Diagramas de Dispersão
O diagrama de dispersão é utilizado para acompanhar o que acontece com uma variável quando a outra de altera, a fim de determinar se existe relacionamento entre elas, permitindo a identificação de qualquer tendência de variação conjunta entre variáveis, ajudando na determinação da causa raiz de problemas.
Gráficos de Controle
O objetivo de um gráfico de controle é determinar se um processo é ou não estável ou tem desempenho previsível, permitindo uma melhor visualização do comportamento de um processo/atividade com relação à variação para identificar se determinado comportamento é ou não é previsível com a intenção de prevenir defeitos, evitar desperdícios e reduzir custos.
Folha de Verificação
Também conhecidas como folhas de resultados que podem ser usadas como uma lista de verificação
São formulários utilizados para coleta e análise de dados. O uso de folhas de verificação economiza tempo, eliminando o trabalho de se desenhar figuras ou escrever números repetitivos.
As listas de verificação que são feitas no processo de planejamento serão utilizadas no controle da qualidade.
 
 
Diagrama de Ishikawa
Também conhecido como Diagrama de Causa e Efeito ou Diagrama Espinha-de-peixe, o diagrama de Ishikawa atua como um guia para a identificação da causa fundamental de um efeito que ocorre em um determinado processo. É uma representação gráfica da relação entre várias causa ou fatores para um determinado efeito.Pode ser usado também para antecipação de problemas.
Histograma
É uma representação de dados quantitativos por classes de frequência. Trata-se de um gráfico de barras que indica a distribuição de variáveis.
Fluxograma
O fluxograma é uma ferramenta adequada para determinação e visualização das etapas de um processo, permitindo examinar e entender as relações de um processo ou sistema.
O fluxograma utiliza alguns símbolos que representam diferentes tipos de ações, atividades e situações.
Diagrama de Pareto
Diagrama de barras verticais que classifica as ocorrências de problemas de maior frequência para os problemas de menor frequência. Esta ferramenta permite que os esforços sejam concentrados nas causas ou problemas mais importantes que causam o número maior de defeitos. Ou seja 80% dos problemas se devem a 20% das causas essenciais. Se você resolver um item que corresponde a 20% dos problemas, você na verdade conseguiu resolver 80% dos problemas.
Quais são os benefícios da utilização das 7 Ferramentas da Qualidade?
Com o uso destas ferramentas é possível obter os seguintes benefícios:

  • Aumentar o nível de qualidade
  • Reduzir custos
  • Gerenciar melhor os projetos e processos
  • Apontar problemas dos processos e produtos;
  • Detectar causas raízes nos processos.
  • Aumentar a cooperação em todos os níveis da organização;
Grande parte dos problemas de qualidade poderão ser resolvidos com a utilização destas ferramentas para identificação e solução dos problemas. É importante destacar que a uso de cada ferramenta dependerá muito do problema a ser resolvido, das informações a serem coletadas, dos dados históricos e do conhecimento que se tem sobre o processo.
Uma série de posts sobre o gerenciamento da qualidade será disponibilizada, detalhando cada uma 7 das ferramentas da qualidade, incluindo templates e material de apoio. Também será apresentado outras ferramentas da qualidade que podem ser utilizadas nos seus processos e projetos.
Fiquem ligados e até próxima!


Referências:
http://www.cedet.com.br/index.php?/Tutoriais/Gestao-da-Qualidade/ferramentas-da-qualidade.html
http://www.citisystems.com.br/7-ferramentas-da-qualidade/

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