Você já pensou em usar a metodologia MASP (Método de Análise e Solução de Problemas) quando uma meta não é atingida? Você sabe como funciona MASP? Fique aqui no site e saiba como esta metodologia pode ser muito útil para você.
Quando seu problema parece confuso e você não consegue entendê-lo logo de cara MASP é uma ótimo opção para te ajudar a resolver os seus problemas. Pode ser a necessidade de evitar retrabalho nas suas tarefas diárias; a dificuldade de aumentar a produtividade nas vendas, ajudar um orçamento e por aí vai.
Trata-se de um método gerencial oriundo da Gestão da Qualidade Total (TQM) japonesa, vindo inicialmente com o nome de QCStory com o objetivo de detalhar as etapas do ciclo PDCA (Plan, Do, Check, Act) para atuação gerencial na resolução de problemas. Para aplicação do MASP e necessário realizar 8 etapas, conforme a seguir:
Sumário
1. Identificar o problema
O primeiro passo do MASP é saber qual problema que pretende tratar, devendo ser definido com clareza.
2. Identificar as características específicas
Uma vez definido o problema e sua importância, é hora de observá-lo para identificar suas características específicas.
3. Identificar as raízes do problema
O terceiro passo é identificar as causas para o problema, por meio de uma análise.
2 ferramentas ótimas para identificação da causa raiz são : 5 porquês e Diagrama de causa e efeito
Saiba mais como utilizar estas ferramentas clicando nos links dos artigos abaixo e aproveite e baixe o modelo do template em Excel para elaboração do seu relatório:
Como utilizar a Técnica dos 5 porquês?
Como construir um diagrama de causa e efeito?
4. Criar um plano de ação para bloquear as causas
Agora que você já sabe quais as causas para o problema, chega-se ao quarto passo do MASP: criar um plano de ação para bloquear as causas.
Tenha acesso a este plano de ação clicando aqui.
5. Executar o plano de ação
Executar as tarefas planejadas no passo 4. A execução do plano deve trazer sempre um ganho muito objetivo: bloquear as causas do problema.
É importante que você faça o monitoramento das ações do seu plano de ação.
No template do plano de ação do Radar de Projetos, você conta também com indicadores para monitorar o desempenho individual de cada pessoa, ou seja, você vai poder monitorar quem está entregando as atividades no prazo e quem não está.
Clique aqui e tenha acesso a este controle automatizado.
6. Verificar se o bloqueio das causas foi efetivo
O sexto passo é verificar se o bloqueio das causas foi efetivo.
7. Padronizar para prevenir a reincidência do problema
O sétimo passo é a padronização para prevenir a reincidência do problema.
8. Revisão do MASP para planejar novas melhorias
Por fim, uma vez padronizado o processo de melhoria, chega-se ao último passo do MASP: a revisão do processo para planejar novas melhorias.
É no último passo que deve-se revisar tudo o que foi feito para identificar se algo poderia ter sido diferente e melhor.
Sempre é possível fazer as coisas de uma forma melhor. Nada e nem ninguém é tão perfeito que não possa ser melhorado. Reavalie o seu processo, documente tudo, e salve em algum lugar. Se alguma vez enfrentar a mesma dificuldade, poderá utilizar o roteiro anterior como base para melhorá-lo e enfrentar o problema de uma forma superior.
Caso queira saber mais sobre plano de ação , acesse o E-book Manual do Plano de ação Passo a Passo gratuitamente, clicando aqui.
Espero que tenha gostado.
Vejo você no próximo post!
Gaby Sabino
Deixe um comentário